“Ciência, Responsabilidade Social e Soberania” é o tema da 70ª Reunião Anual da SBPC

Evento será realizado em julho de 2018 na Universidade Federal de Alagoas, em Maceió, e celebrará os 70 anos da SBPC

“Ciência, Responsabilidade Social e Soberania” é o tema escolhido para a 70ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada em julho de 2018, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió (AL)

O tema da Reunião foi oficializado nesta terça-feira (8), em sessão, na cidade que sediará o evento, que reuniu as 17 instituições locais que já estão trabalhando articuladamente. O mote escolhido foi proposto pela Ufal e teve o aval da presidência da SBPC, organizadora nacional do evento. “O tema Ciência significa a própria essência da SBPC, em seus 70 anos de existência, que serão comemorados em Alagoas. A SBPC é baluarte na defesa do progresso e avanço do conhecimento científico e na construção de uma humanidade mais justa e solidária”, afirmou o diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes.

Guedes acrescenta que a responsabilidade social articula-se com a Ciência porque a finalidade é o desenvolvimento humano e social. “A soberania representa um dos grandes objetivos na discussão atual, diante dos retrocessos que estamos testemunhando em temos de diminuição dos investimentos em CT&I, o que afeta, sobremaneira, o desenvolvimento tecnológico, ameaçando ainda mais o País em termos de dependência das economias desenvolvidas nesse aspecto”, observa.

O vice-reitor da Ufal, José Vieira da Cruz, apresentou a temática ao grupo, justificado que a escolha partiu da própria Universidade e foi acolhida pela comissão organizadora nacional. “A SBPC tem estimulado, ao longo das últimas décadas, pesquisadores de diferentes áreas de formação e idades, a pensar a ciência como um fundamento de responsabilidade social para o desenvolvimento sustentável e de soberania entre os povos, em particular, em relação à independência tecnológica, política e cultural de cada país”, disse Vieira ao explicar o conceito.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal, professor Alejandro Frery, destacou a importância de instituições públicas e privadas estarem reunidas para pensar a SBPC de modo amplo, coletivo e coeso. “Temos aqui a tríplice hélice academia-governo-empresas. É muito importante que todos trabalhemos juntos para construir um evento de qualidade e que fique marcado na história da ciência em Alagoas”, salientou Frery, que também é vice-coordenador da comissão executiva local.

“É a primeira vez que a Reunião Anual irá acontecer em Alagoas. Com esse fato, o recado é claro: queremos mudar a realidade do nosso estado, destacou André Lage, coordenador de Pesquisa da Ufal, acrescentando que a SBPC em Alagoas colocará o Estado em evidência no que diz respeito à produção e disseminação do conhecimento.

Entre os participantes da reunião estavam o vice-reitor da Ufal, José Vieira, e representantes de instituições de ensino superior como Uneal, Uncisal, Ifal, Cesmac, Uninassau, Unit e FAN, além de representantes das secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e dos órgãos Fundepes, Iphan, Sebrae, Fiea e Eletrobras Alagoas.

A organização da 70ª Reunião da SBPC segue com reuniões mensais e deve contar com a participação de mais instituições. O novo presidente da SBPC, o físico Ildeu Moreira, e sua equipe, devem visitar Alagoas em setembro, para consolidar a organização do próximo ano.

A SBPC

A SBPC, criada em 1948, é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Atualmente, mais de 130 sociedades científicas de todas as áreas do conhecimento são associadas à SBPC, que conta com cerca de 5 mil sócios ativos. A Reunião Anual em Alagoas celebrará os 70 anos da SBPC.

As reuniões anuais da SBPC têm, concomitantemente, os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento. Para tanto, além da programação científica – composta por simpósios, mesas-redondas, conferências, minicursos, encontros, assembleias, sessões especiais e comunicações científicas em sessões de pôsteres –, o evento conta também com atividades paralelas como a SBPC Educação, SBPC Jovem, SBPC Cultural, SBPC Afro-Indígena e ExpoT&C, além de programações específicas para cada região.

SBPC, com informações da Ufal e da Fapeal