Cientista da Unifesp que pesquisa maconha é acusado de apologia ao crime

Elisaldo Carlini, professor emérito da Universidade Federal de São Paulo, 87 anos, foi intimado a prestar depoimento em delegacia após convidar um líder rastafári (que está preso por tráfico de drogas) para participar de um simpósio sobre maconha no ano passado. Pedido de inquérito foi feito pelo Ministério Público

O professor Elisaldo Carlini, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), um dos mais renomados cientistas brasileiros e referência internacional no estudo de drogas, foi intimado a depor numa delegacia de São Paulo esta semana, acusado de fazer apologia ao crime. A acusação, feita por uma promotora de Justiça, foi motivada por um convite que Carlini fez ao líder rastafari Ras Geraldinho (preso por tráfico de drogas desde 2013) para participar de um simpósio multidisciplinar chamado Maconha: Outros Saberes, em maio do ano passado.

O pedido para que Ras Geraldinho fosse autorizado a participar do evento foi indeferido (negado) pelo juiz competente, mas a promotora Rosemary Porcelli da Silva, ao tomar conhecimento do fato, se declarou “indignada” e considerou haver “fortes indícios de apologia ao crime” na solicitação dos pesquisadores. Ela enviou ofício à Promotoria Criminal da Capital, que determinou a instauração de um inquérito policial, em julho de 2017. Toda a comissão organizadora do evento foi intimada a prestar depoimento.

Veja o texto na íntegra: Blog Herton Escobar/Estadão.com