Cientistas afirmam que apagão do CNPq exemplifica descaso com ciência brasileira

Em entrevista ao Jornal da Tarde, da TV Cultura, Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, fala sobre as consequências da falta de investimentos na ciência brasileira

Para os cientistas, a queda do sistema do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que durou cerca de dez dias, é uma metáfora do descaso que a ciência brasileira tem sofrido. Isso é o que informa o Jornal da Tarde, da TV Cultura, desta segunda-feira (9). O telejornal destaca que os problemas enfrentados pela principal agência de fomento de ciência, tecnologia e inovação do País, vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologias e Inovações (MCTI), são ainda maiores.

Segundo a repórter Adriana Cimino, o órgão teve R$ 1,21 bilhões de orçamento para 2021 – o menor em 20 anos. Nos últimos dez anos, o número de bolsas oferecidas pelo CNPq também caiu: as de mestrado teve recuo de 32% enquanto as de doutorado, 20%.

O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, afirma que o aparente descaso com a ciência tem como uma das implicações a fuga de cérebros do País. “A maior parte dessa evasão de cérebros são de pessoas que fizeram a graduação, mestrado e doutorado em universidades públicas. Então o Brasil pagou a formação dessas pessoas e agora estamos dando estes talentos de presente para países ricos”, afirma.

Veja a reportagem na íntegra: Jornal da Tarde/TV Cultura

Jornal da Ciência