Cientistas saem em defesa de Elisaldo Carlini, perseguido por estudar drogas

Presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, entrega ao ministro Kassab 32 mil assinaturas em defesa do pesquisador da Unifesp. Caso teve repercussão internacional e foi destaque na revista 'Nature'

09O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, entregou ao ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, documento com 1.500 páginas, com mais de 32 mil assinaturas e a subscrição de 56 sociedades científicas de todo o país, em defesa do pesquisador Elisaldo Carlini, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). No último dia 21, Carlini foi intimado a depor à polícia de São Paulo, acusado de fazer apologia ao crime.

Junto com as assinaturas reunidas em uma semana, Moreira entregou o manifesto “’Somos Todos Carlini”. Professor emérito da Unifesp, Elisaldo Carlini é um dos mais importantes pesquisadores sobre drogas e tem se dedicado à defesa da liberação da maconha para fins medicinais. Segundo a SBPC, Kassab se comprometeu encaminhar os documentos ao ministro da Justiça, Torquato Jardim, juntamente com uma carta sua, apontando para a relevância dessa manifestação.

Veja o texto na íntegra: Rede Brasil Atual