Ciro Gomes diz que ouvirá a SBPC na construção de seu programa de governo

O candidato do PDT, que não pode comparecer ao debate promovido pela SBPC, durante a 70ª Reunião Anual da SBPC, enviou vídeo à diretoria da entidade e aos participantes do evento. Ele havia sido convidado a participar da sessão especial "Encontro com os presidenciáveis"

O candidato à Presidência do PDT, Ciro Gomes, se comprometeu a procurar a SBPC para ouvi-la na construção de seu programa de governo. Ele foi um dos convidados a responder às perguntas sobre os temas ligados à comunidade científica e educacional brasileira, durante a sessão especial “Encontro com os presidenciáveis” da 70ª Reunião Anual da SBPC”. No entanto, por problemas com sua agenda, não foi possível ao candidato participar da sessão. O material foi apresentado aos participantes do evento nessa sexta-feira, 27 de julho, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió.

Como já é tradição nas reuniões anuais da SBPC, a entidade convidou os três candidatos com maior intenção de votos, de acordo com as pesquisas públicas do Datafolha de junho de 2018, para falar sobre seus programas e, especificamente, responder às perguntas sobre os temas mais diretamente ligados à comunidade científica e educacional brasileira. No entanto, as perguntas serão encaminhadas a todos os demais candidatos e as respostas serão amplamente divulgadas pela entidade.

Em seu depoimento, Gomes, disse que é preciso que o projeto nacional de desenvolvimento trate a ciência, tecnologia e inovação com a centralidade devida. Segundo ele, todas civilizações exitosas têm por trás de seu desenvolvimento o investimento na área de ciência, tecnologia e inovação.

Um membro de sua campanha, presente à sessão, o ex-prefeito de Sobral, Veveu Arruda, reafirmou ao público presente na SBPC o compromisso do candidato de ouvir as sugestões da SBPC.

Veja aqui o seu depoimento.

“Debate com Presidenciáveis”

O “Debate com os presidenciáveis” foi um dos destaques da programação desta Reunião Anual. Com base na pesquisa Datafolha, divulgada no último mês de junho, a SBPC convidou os três pré-candidatos com maior intenção de voto. Luiz Inácio Lula da Silva foi representado pelo ex-ministro de C&T Sérgio Rezende. Jair Bolsonaro foi convidado, mas a entidade não teve resposta da equipe de campanha até o último dia de atividades do evento. Marina Silva enviou um vídeo com suas ideias para a área de CT&I e declarou que recebeu as propostas da SBPC e elas serão consideradas em seu programa de governo. Com a ausência de Bolsonaro, foram convidados Ciro Gomes e Geraldo Alckmin. Por um problema de agenda, Alckmin não pode comparecer, mas se dispôs a um encontro com a diretoria da SBPC para discutir o setor. A equipe de Manuela D’Avila procurou a SBPC para propor um encontro futuro com a diretoria para discutir a agenda do setor.

Jornal da Ciência