Com presença de autoridades, SBPC inaugura exposição “Centenário do Eclipse de Sobral” no Congresso

A homenagem ao experimento realizado em terras brasileiras, que confirmou a Teoria da Relatividade Geral de Einstein e fez dele o cientista mais famoso do Século XX, estará em exibição no Corredor de Acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados, e Brasília, até o dia 15 de junho

Em exibição até 15 de junho no Corredor de Acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados (também conhecido como “Túnel do Tempo”), em Brasília, a exposição “Centenário do Eclipse de Sobral” teve sua abertura oficial nesta terça-feira (21). A mostra é promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em parceria com a Prefeitura de Sobral e o Governo do Estado do Ceará.

A exposição que comemora os 100 anos do Eclipse em Sobral percorre o caminho histórico desde a teoria da gravitação universal de Isaac Newton até a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, exibe belas fotos tiradas na cidade de Sobral no dia do eclipse, 29 de maio de 1919, e analisa a repercussão deste importante acontecimento na ciência e na transformação de nossa visão sobre o Universo. Apresenta, ainda, resultados de descobertas recentes, como a detecção das ondas gravitacionais e a primeira imagem de um buraco negro gigante, que demonstram porque a teoria de Einstein é aceita até os dias de hoje.

Até a comprovação da Teoria da Relatividade Geral, Albert Einstein não era conhecido. Ele se tornou o físico mais popular do Século XX após as observações realizadas durante o eclipse solar total de 29 de maio de 1919, cujas fotos decisivas foram feitas em Sobral. As imagens registradas confirmaram a deflexão da luz prevista em sua Teoria da Relatividade Geral. Apesar de extremamente marcante para a ciência e para própria a cidade de Sobral – hoje reconhecida pelos avanços em educação -, esta é uma história ainda pouco conhecida pelos brasileiros.

“O ano em que se comemora o centenário deste eclipse solar é um momento propício para o País resgatar sua participação nessa importante página da história da ciência mundial”, declarou o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, na solenidade de lançamento da exibição. Ele disse ainda que é muito simbólico que a ciência brasileira esteja representada nos corredores do Congresso Nacional. Moreira também lembrou o esforço do ex-deputado Odorico Monteiro, responsável pela Emenda que garantiu a realização da mostra.

Para a secretária regional da SBPC, Claudia Linhares Sales, a exposição é uma ótima ferramenta de popularização e divulgação da ciência.  “A mostra se dá em um momento em que a ciência está ameaçada, seja pelo orçamento ou pelo avanço de correntes obscurantistas. Muitas pessoas não sabem a história da ciência mundial e que o Brasil também faz parte dela. Outro ponto importante de estar em Brasília é que nos corredores do Congresso passam homens públicos, políticos, que são responsáveis por tomadas de decisões e que deveriam ser sensíveis ao tema. Espero que essa exposição os ajude a refletir sobre a importância da ciência para as tomadas de decisão”, disse.

Já o secretário municipal de Educação de Sobral, Herbert Lima, também ressaltou a importância da exposição para o papel do Brasil na história da ciência. “Essa exposição tem um papel bastante relevante por ela apresentar e expor um experimento científico que teve como palco uma cidade no interior do nordeste brasileiro, que foi Sobral (CE). A mostra, além de contar essa história da comprovação da Teoria da Relatividade Geral, valoriza a memória e a cultura do povo de Sobral, do Ceará, e do papel do Brasil nesse evento científico de relevância mundial”, disse.

O deputado Leônidas Cristino, um dos patronos da exposição – junto ao deputado André Figueiredo (PDT-CE) -, também concordou que a mostra é uma ótima oportunidade de difundir parte da história brasileira que muitos desconhecem. “As pessoas não sabem que a observação do eclipse em Sobral ajudou na confirmação da teoria de Einstein, acontecimento que revolucionou a ciência mundial”, disse.

O jornal Plenarinho, direcionado às crianças que visitam o Congresso, lançou durante a solenidade de abertura da exposição uma edição especial dedicada ao Centenário do Eclipse de Sobral.

A solenidade teve a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Além dele, participaram da cerimônia os deputados Jandira Feghali (PCdoB-RJ), AJ Albuquerque (PP-CE), Moses Rodrigues (MDB-CE), Genecias Noronha (SD-CE), Célio Studart (PV-CE), Mário Heringer (PDT-MG), Damião Feliciano (PDT), Pompeu de Mattos (PDT-RS), Afonso Motta (PDT-RS), Mauro Benevides Filho (PDT-CE).

O secretario da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda; o prefeito de Sobral, Ivo Gomes; o professor de Física da Universidade de Brasília (UnB), Cássio Laranjeiras; e o diretor de Assuntos Educacionais do Magistério Superior do Proifes-Federação, Enio Pontes, também foram ao Congresso prestigiar a cerimônia.

Serviço:

Exposição “Centenário do Eclipse de Sobral”

Local: Corredor de Acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados – “Túnel do Tempo”

Data: Até 15 de junho de 2019

Vivian Costa – Jornal da Ciência