Começa hoje o último ciclo da 72ª Reunião Anual da SBPC

Com transmissão online pelos canais da SBPC, o evento acontece de 30 de novembro a 4 de dezembro e contará com a participação de cientistas importantes de todas as áreas do conhecimento e atrações para todas as idades. Participe!

whatsapp-image-2020-08-27-at-13-14-34-1Começa hoje o quarto e último ciclo da versão virtual e estendida da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) com uma programação intensa, que vai de painéis e conferências, a apresentações culturais, premiações e muitas atividades científicas interativas.

Neste último ciclo, a programação científica contará com 25 sessões, sendo 12 conferências, cinco painéis, oito mesas-redondas. A programação completa pode ser conferida neste link.

As atividades promovidas pela SBPC serão transmitidas pelo canal do YouTube e compartilhadas nas redes sociais da entidade (@SBPCnet).

A SBPC promoverá cinco conferências, cinco painéis, uma mesa-redonda e duas sessões da Mostra de vídeos “As Ciências e a Pandemia de Covid-19″, com os votados pelo público, no dia 3, e com os escolhidos pelo júri, no dia 4 de dezembro. Entre os temas das conferências estão “Tributo a Florestan Fernandes no seu centenário: educação e política”, “Por que cooperamos? Uma perspectiva evolucionista”, “20 anos de genômica e bioinformática no Brasil. Ensinamentos de uma visão estratégica do passado e de desafios para o futuro”, “Capitalismo em tempos de uberização: do emprego ao trabalho” e “Os desafios para bioimprimir um coração até 2030″. Os painéis abordarão os seguintes tópicos: “A construção de um projeto nacional – Biocentenário da Independência”, “Os impactos do derramamento de óleo na costa brasileira”, “Os cortes de recursos e seus impactos na educação”, “A situação das populações indígenas no Brasil” e “A Pandemia do coronavírus no Brasil”. A entidade ainda irá realizar a mesa-redonda “Desafios de comunicar ciência para a sociedade”, em parceria com o Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo).

As sociedades científicas afiliadas trazem para a programação de dezembro oito mesas-redondas e cinco conferências. “Trinta anos de estudos sobre a aplicabilidade de açucares de algas marinhas: uma narrativa que relaciona ciência, educação e sustentabilidade” (SBBC), “A nova definição do mol e reflexões sobre a sua história e o que ele mede” (SBQ), “Compreensão pública do pensamento científico: a psicologia das crenças” (SBP), “A psicologia históricultural como diretriz do trabalho do psicólogo escolar” (Abrapee), “Interfaces entre produção e percepção de voz e fala” (Abralin) e “Fatores de riscos ambientais e genéticos para desenvolvimento de pré-eclâmpsia” (SBBq) são alguns dos temas das conferências. Entre as mesas-redondas, as discussões incluem “A genética e o câncer” (SBG), “Educação comunica: pesquisa, divulgação e educação básica” (Anped), “Bioativos com potencial para uso no controle e tratamento de doenças” (SBBq), “Plantas medicinais e fitoterapia na era das mídias sociais: o papel da divulgação científica no combate as fake news” (SBFGnosia), “Desenvolvimento sensorial e cognitivo de bebês expostos ao zika vírus no nordeste e no sudeste do Brasil” (SBP) e “Os estudos clássicos no Brasil para o século XXI” (SBEC).

Com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, a versão estendida e virtual da 72ª Reunião Anual da SBPC é realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Além da programação científica, a Reunião Anual da SBPC conta com Sessão de Pôsteres, atividades da SBPC Jovem e Família, com atrações para todas as idades, e a SBPC Cultural, que encerra todos os dias as atividades científicas com apresentações artísticas, como música e teatro, sempre às 19h30.

WEBMinicursos: atenção aos prazos!

No quarto e último ciclo da 72ª Reunião Anual da SBPC serão oferecidos outros seis WEBMinicursos: “O mundo das partículas elementares”, “Estudo de plantas medicinais com ação no sistema nervoso central: passeando entre a química e a farmacologia”, “Hormônios e comportamento”, “Jornalismo móvel e mobilidades no campo do jornalismo”, “Linguagem teatral: o corpo em cena” e “Como preparar, avaliar, publicar e divulgar um artigo científico”. Veja aqui a lista completa. Os interessados em participar   que serão realizados na primeira semana de dezembro têm até o dia 02 de dezembro para se inscreverem.

Os WEBMinicursos contam com quatro aulas, sendo as três primeiras videoaulas gravadas e disponibilizadas de 30 de novembro a 08 de dezembro, e a última ao vivo, pelo Zoom, será realizada em data específica, na semana de 09 a 11 de dezembro. Cada minicurso tem carga horária de oito horas, com direito a certificado de frequência para quem assistir a todas as aulas gravadas e à aula ao vivo.

Mais informações no site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/72RA/

Jornal da Ciência