Começa na próxima semana a Reunião Regional da SBPC em Rio Verde

A sessão de abertura será no dia 15 de maio, às 19h, no Centro de Cultura e Eventos Jatobá

Começa na próxima terça-feira, 15 de maio, a Reunião Regional (RR) da SBPC em Rio Verde. O evento, que será realizado até o dia 19 no campus do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), tem como tema “Cerrado: Ciência, Inovação, Crescimento Econômico, Desenvolvimento Sustentável e Sociedade”. A sessão de abertura será no dia 15, às 19h no Centro de Cultura e Eventos Jatobá.

Durante a RR da SBPC, o público poderá assistir a conferências e mesas-redondas, além dos minicursos e oficinas, destinados aos inscritos e matriculados. As atividades terão a participação de pesquisadores locais e de outras regiões do País.

Haverá exposição de Pôsteres produzidos pelos estudantes, professores e pesquisadores que se inscreveram até o último dia 23 de abril. Serão apresentados trabalhos de pesquisas científicas e tecnológicas, experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem.

A programação científica da Reunião Regional da SBPC inclui assuntos relacionados ao tema. Entre os assuntos que serão debatidos nas conferências estão “Plantas de uso popular: verdades e mitos”, “Geopolítica do Cerrado: natureza, política e economia”, “Medicina preventiva e curativa” e “CT&I brasileira: avanços e desafios”.

Alguns nomes de destaque estão entre os conferencistas convidados, como Vanderlan Bolzani, professora da Unesp e vice-presidente da SBPC, Marcelo Morales, diretor do CNPq, Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC, Fernando Peregrino, do Confies, Alvaro Prata, representante do MCTIC, e Helena Nader, presidente de honra da SBPC.

A programação trará também uma roda de empresas e negócios, com o tema “Indução à inovação científica e tecnológica”. Entre os convidados estão os presidentes da Fapemig, Fapeg e da Embrapii.

Já nas mesas-redondas, estão programadas discussões sobre “Sociobiodiversidade, crescimento econômico e desenvolvimento sustentável”, “Ciência, tecnologia e inovação no Brasil: presente e futuro”, “Agronegócio, saúde e meio ambiente”, entre outras.

Também haverá programação da SBPC Jovem e Mirim, com feira de livros e artesanatos e exposição de ciências e tecnologias.

Nesta RR, haverá uma Exposição de CT&I semelhante à ExpoT&C, que ocorre nas Reuniões Anuais da SBPC.  É uma mostra de ciência, tecnologia e inovação que reúne expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresarial e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

Assim como ocorre em todos os eventos da SBPC, a Reunião Regional tem como um de seus objetivos principais popularizar e valorizar a produção científica da região e do País e inseri-la no cotidiano dos cidadãos.

Minicursos

Os interessados em fazer alguns dos minicursos da RR da SBPC em Rio Verde poderão se inscrever no dia 15 de maio, no IF Goiano (Secretaria de Credenciamento) mediante o pagamento de uma taxa de R$ 10,00. As inscrições on-line se encerraram no último dia 07 de maio.

As normas de inscrição estão disponíveis no site do evento. Para obter o certificado de frequência, é preciso ter no mínimo de 75% de presença.

O evento limita a matrícula online em apenas uma opção de minicursos ou oficina, caso haja disponibilidade de vagas e compatibilidade horária, os interessados poderão fazer inscrições mediante o pagamento de uma taxa adicional de R$ 5,00 por minicurso ou oficina na Secretaria de Credenciamento.

Mais informações no site do evento: http://www.rr.sbpcnet.org.br/rioverde

Jornal da Ciência