Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia da Alerj realiza primeira reunião de 2019

Na sessão, entidades científicas foram unânimes ao reivindicar a aplicação do repasse orçamentário por meio de duodécimo para as universidades do Rio de Janeiro. A SBPC ressaltou ainda importância de este mesmo tipo de repasse para a Faperj
Foto: Octacílio Barbosa/Alerj
Foto: Octacílio Barbosa/Alerj

Em 12 de março de 2019 teve início os trabalhos da Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), cujo presidente é o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT).  Os novos parlamentares que compõem a comissão estiveram presentes no auditório Nelson Carneiro. Na audiência Pública foi apresentado o plano de gestão da Secretaria, apresentado pelo atual secretário, Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Leonardo Rodrigues.

Dentre as instituições presentes, estavam representantes da SBPC, da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro CECIERJ/Cederj,  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), além de representantes das entidades docentes e discentes.

O secretário Leonardo Rodrigues, apresentou o novo modelo de estrutura da SECTI, além de fazer uma análise individual de todas as entidades ligadas à Pasta. Ele ressaltou que será um trabalho “árduo e longo, por conta das dificuldades financeiras ainda existentes no Governo do Estado, e salientou que será necessária a união de todos para atender se forma satisfatória as demandas existentes.”

Em todas as falas dos dirigentes das instituições presentes, uma reivindicação foi unânime: a aplicação do repasse orçamentário por meio de duodécimo para as universidades que acontece de forma mensal. “Esse duodécimo daria maior autonomia à universidade e estamos precisando disso para gerenciar os nossos recursos” reiterou o reitor da Uerj, Ruy Garcia Marques. A SBPC ressaltou ainda importância de este mesmo tipo de repasse para a Faperj.

Esta foi primeira de uma série de encontros que servirá para os novos deputados mapearem a produção e promoção de ciência, tecnologia e inovação no Estado. De acordo com informe durante a reunião, haverá nas próximas semanas novas audiências para debater especificamente a situação de cada uma das instituições ligadas à SECTI (Uerj, Uenf, Uezo, Cecierj/Cederj, Faetec e Faperj)

Estiveram presentes na audiência os deputados Alexandre Knoploch (PSL), Chicão Bulhões (Novo), Dani Monteiro e Flávio Serafini, ambos do PSOL, Rodrigo Amorim (PSL) e Max Lemos (MDB).

Fontes:

http://www.alerj.rj.gov.br/Visualizar/Noticia/45171

http://www.sintuperj.org.br/2019/03/13/comissao-de-ciencia-e-tecnologia-da-alerj-retoma-trabalhos-apos-longo-periodo-de-inatividade/

SBPC-RJ