“Como se faz ciência sem dinheiro? Não se faz”

O presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, fala sobre a importância do FNDCT em entrevista ao Sputnik Brasil

Em entrevista ao Sputnik Brasil, o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, falou sobre a situação da ciência no País e sobre a importância do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Entre os assuntos abordados estava a Proposta de Emenda Constitucional 187/19, conhecida como PEC dos Fundos, que pretende pôr fim a grande parte dos fundos públicos no Brasil, dentre eles o FNDCT.

Moreira lembrou que na última semana, após grande luta da comunidade científica, os senadores tiraram o FNDCT da Proposta, preservando a principal fonte de financiamento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do País. “O FNDCT é o maior fundo que existe no Brasil para apoiar a pesquisa, desenvolvimento e inovação. Ele tem um potencial muito grande, embora, nos últimos anos, tenha sido severamente contingenciado”, afirmou Moreira.

Ao ser questionado como se faz ciência e pesquisa sem dinheiro, Moreira foi enfático ao responder: “não se faz”.

O presidente da SBPC também ressaltou a importância da ciência para o desenvolvimento do País e inclusive no enfrentamento de crises como a do coronavírus neste momento.

Ouça aqui a entrevista na íntegra.

Jornal da Ciência