Comunidade científica protesta contra cortes durante abertura da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília

Semana Distrital de Ciência e Tecnologia também foi inaugurada no pavilhão de exposições Ulysses Guimarães. SBPC celebrou os eventos, mas ressaltou a necessidade de mais investimentos públicos em C&T e educação para assegurar o futuro do País

Foi aberta oficialmente nessa terça-feira, 24/10, a 14a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília, no pavilhão de exposições Ulysses Guimarães, que acolhe uma grande feira de ciências. O evento contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, secretários da pasta e representantes de diversos ministérios e instituições de pesquisa. Falaram na abertura o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento – MCTIC, Jailson Andrade; o presidente da SBPC, Ildeu Moreira; e o ministro Gilberto Kassab.

Jailson Andrade falou sobre a importância e o impacto da SNCT e se referiu à homenagem da SNCT 2017 ao professor Jacob Palis, feita no dia anterior, como símbolo da matemática e da ciência brasileira. Ele anunciou que o tema para 2018 será “Ciência para a Redução das Desigualdades”, conectado com o objetivo 10 dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU. A SNCT de 2018 ocorrerá entre 15 e 21 de outubro.

Em seu discurso, o presidente da SBPC destacou a importância e a extensão da SNCT, que atinge hoje mais de mil municípios brasileiros, envolve centenas de instituições científicas em todo o país e conta com a colaboração voluntária de milhares de pesquisadores, técnicos, professores e estudantes. Ele considerou muito grave a situação atual da C&T no Brasil, fazendo críticas aos drásticos cortes e contingenciamentos que a área vem sofrendo e que têm atingido fortemente grupos de pesquisa, universidades e instituições cientificas. Ildeu Moreira relatou as ações e manifestações das entidades científicas e acadêmicas junto ao presidente da República e ao Congresso Nacional e que a preocupação já atinge a comunidade científica internacional, como expresso na carta dos 23 Prêmios Nobel.  Ele elogiou, ainda, o tema da SNCT 2018, já que a ciência pode ser um instrumento essencial para a redução das desigualdades regionais, econômicas e sociais, mas alertou que, para isto, é fundamental que existam recursos adequados para a educação e para a C&T.

O ministro Gilberto Kassab admitiu, na sequência dos discursos, que o quadro orçamentário do setor de C&T causa “imensa preocupação”. Ele pediu o apoio da sociedade no sentido de sensibilizar a equipe econômica e os parlamentares para que liberem mais recursos para C&T. “Precisamos corrigir essa enorme distorção. O Brasil carece mais do que nunca deste apoio”, disse. Acrescentou que “essa feira pode despertar junto à juventude suas vocações para a ciência, algo fundamental para o crescimento e o desenvolvimento do nosso país”.

A Semana Distrital de Ciência e Tecnologia, organizada pelo governo do Distrito Federal, também foi inaugurada no espaço de exposições, no mesmo dia à tarde, pelo governador Rodrigo Rollemberg, com a presença de muitas autoridades locais e de um grande número de professores e estudantes da rede pública do DF. Neste ano, concomitantemente com a SNCT e a ela integradas, ocorrem a Semana Universitária da UnB e a Reunião Regional da SBPC no DF. O esforço conjunto das instituições dará acesso a centenas de atividades de divulgação científica, por todo o Distrito Federal, até o dia 28 de outubro, possibilitando um contato mais próximo da sociedade, em especial das crianças e jovens, com a ciência brasileira.

Futuro comprometido

O presidente da SBPC participou da abertura da Semana Distrital de C&T e rememorou a iniciativa de se criar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em 2004, em ação articulada com o então secretário de C&T para a Inclusão Social, Rodrigo Rollemberg. “Hoje nós temos a maior semana de C&T do mundo, se levamos em conta a dimensão territorial atingida. Assim como a maior olimpíada científica do mundo, a OBMEP, criada em 2005. Isso mostra a capacidade que temos de influenciar o futuro da ciência e da educação no Brasil, se apostarmos em novas ideias e na mobilização das pessoas.”

Entre as festividades também houve espaço para cobrar mais investimentos públicos para a área de ciência, tecnologia e educação, áreas que hoje padecem com o menor orçamento desde 2005. “Dissemos ao ministro Kassab que não estamos satisfeitos com os cortes em ciência, tecnologia e educação. Nós estamos comprometendo o futuro desses jovens que estão aqui”, afirmou o presidente da SBPC, fazendo referência aos alunos das escolas públicas do DF vencedores das olimpíadas de matemática e de robótica deste ano. Esses estudantes foram premiados pelas secretarias de educação de C&T do DF, recebendo as medalhas da mão do governador e demais autoridades. “Temos que lembrar aos parlamentares que eles são representantes da sociedade e não de si mesmos e de interesses particulares”, complementou Moreira.

Em seu discurso, o governador de Brasília destacou o apoio que tem sido dado localmente no DF à educação e à C&T: “o nosso governo, apesar de toda a crise financeira dos últimos três anos, está aumentando os recursos da cultura e da ciência. Tivemos no ano passado a maior execução de recursos da FAP da história do DF e queremos bater esse recorde de novo em 2017.”

 

 

Mariana Mazza – especial para o Jornal da Ciência.  Com informações da assessoria do MCTIC e do presidente da SBPC.