Confira a programação científica da 72ª Reunião Anual da SBPC desta quarta-feira

Entre os destaques estão o painel "Os cortes de recursos e seus impactos na educação" e a conferência "Capitalismo em tempos de uberização: do emprego ao trabalho", promovidos pela SBPC

O terceiro dia de programação científica deste quarto e último ciclo da 72ª Reunião Anual da SBPC, nesta quarta-feira, 2 de dezembro, conta com cinco atividades. Entre os destaques estão o painel “Os cortes de recursos e seus impactos na educação”, a conferência “Capitalismo em tempos de uberização: do emprego ao trabalho”, promovidos pela SBPC e a mesa-redonda “Desafios de comunicar ciência para a sociedade (Challenges of communicating Science Society)”, realizada pela entidade em parceria com o Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo). O dia também contará com outras duas atividades ofertadas pela Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP).

Todas as informações sobre este ciclo da RA estão disponíveis no site do evento e nas redes sociais da SBPC (@SBPCnet). As atividades promovidas pela SBPC serão transmitidas pelo canal da entidade no YouTube.

O dia começa com a conferência “Compreensão pública do pensamento científico: a psicologia das crenças)”, das 9h às 10h, proferida por Ronaldo Pilati, professor associado do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (PST) e do programa de pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) da Universidade de Brasília (UnB). A atividade, promovida pela SBP, será apresentada pela vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral.

Paralelamente, das 9h às 11h, a SBPC em parceria com o DWIH São Paulo realizam a mesa-redonda “Desafios de comunicar ciência para a sociedade (Challenges of communicating Science Society)”. Dentre os palestrantes confirmados estão a professora Paula-Irene Villa Braslavsky, do Departamento de Sociologia e Estudos de Gênero da Universidade Ludwig Maximilian de Munique (LMU); Viola van Melis, coordenadora do Centre for Research Communication da Universidade de Münster (WWU), e Yurij Castelfranchi, professor associado do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A moderadora do seminário será Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INPT-CPCT). O evento será realizado em inglês, mas com tradução simultânea em português.

Das 12h às 14h, a SBPC realiza o painel “Os cortes de recursos e seus impactos na educação“, com coordenação de Carlos Alexandre Netto, professor titular do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O debate conta com a participação de Edward Madureira Brasil, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Jadir José Pela, presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Conif), Sandra Regina Goulart Almeida, professora titular da área de Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Flávia Calé, presidente da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), e Nelson Cardoso Amaral, professor associado e aposentado da Universidade Federal de Goiás (UFG).

À tarde, das 15h às 17h, a SBP realiza a mesa-redonda “Desenvolvimento sensorial e cognitivo de bebês expostos ao zika vírus no nordeste e no sudeste do Brasil”. Participam do debate Silvana Alves Pereira, professora adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Suellen Mary Marinho dos Santos Andrade, professora adjunta do Curso de Graduação em Fisioterapia e docente permanente do Programa de Neurociência Cognitiva e Comportamento (PPGNeC) e do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFIS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O debate será coordenado por Dora Fix Ventura, professora apostentada da Universidade de São Paulo (USP).

A programação científica do dia será encerrada com a conferência “Capitalismo em tempos de uberização: do emprego ao trabalho“, proferida pela historiadora Virginia Maria Gomes de Mattos Fontes, às 18h. Promovida pela SBPC, a atividade será apresentada pela diretora da entidade, Claudia Linhares Sales.

Cultura

O dia será encerrado, às 19h30, com duas apresentações na SBPC Cultural. A primeira será a apresentação circense “A maior invenção do mundo”, que faz parte da Websérie RIR FAZ BEM do Museu da Vida/Fiocruz, realizada pelo Coletivo Nopok.  No palco, os artistas combinam as linguagens do circo, da dança, do teatro e também da ciência. Entre rodas, monociclos e malabares, a ciência equilibrista do grupo propõe desafiar não só a gravidade, mas a imaginação e o sonho do público, mostrando de forma experimental e instigante como estes mundos podem se conectar. Mais que despertar o encantamento pela ciência sob a cortina do picadeiro, o público é convidado a refletir múltiplos saberes aplicados em cada cena. Tudo isso, claro, sem perder a diversão!

Em seguida será a vez realizada a apresentação de dança do Grupo Congo de Combate. O congo é uma prática africana que foi adaptada no Brasil pelos escravos e filhos de escravos, que reúne não só elementos temáticos africanos, mas também ibéricos, cuja difusão vem do século XVII. No Brasil, os missionários católicos conseguiram conservar estas danças guerreiras e batizaram-nas introduzindo elementos do cristianismo.

Todas as informações estão disponíveis no site http://ra.sbpcnet.org.br/72RA/.

Jornal da Ciência