Confira a programação científica da 72ª Reunião Anual da SBPC desta segunda-feira

Entre os destaques estão o painel "A construção de um projeto nacional - bicentenário da Independência" e as conferências "Tributo a Florestan Fernandes no seu centenário: educação e política" e "Por que cooperamos? Uma perspectiva evolucionista"

O primeiro dia de programação científica deste quarto e último ciclo da 72ª Reunião Anual da SBPC, nesta segunda-feira, 30 de novembro, conta com seis atividades. Entre os destaques estão o painel “A construção de um projeto nacional – Bicentenário da Independência” e as conferênciasTributo a Florestan Fernandes no seu centenário: educação e política” e “Por que cooperamos? Uma perspectiva evolucionista“, promovidos pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O dia também contará com atividades ofertadas pela Sociedade Brasileira de Genética (SBG), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq).Entre os destaques estão o painel “A construção de um projeto nacional – bicentenário da Independência” e as conferências “Tributo a Florestan Fernandes no seu centenário: educação e política” e “Por que cooperamos? Uma perspectiva evolucionista”

Todas as informações sobre este ciclo da RA estão disponíveis no site do evento e nas redes sociais da SBPC (@SBPCnet). As atividades promovidas pela SBPC serão transmitidas pelo canal da entidade no YouTube.

O dia começa com a mesa-redonda “A genética e o câncer”, das 9h às 11h. Promovida pela SBG, o debate será coordenado por Sandro José de Souza, professor titular do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e contará com a participação da Paulo Pimentel da Assumpção, professor associado da Universidade Federal do Pará (UFPA), e pelo oncologista clínico Rodrigo Santa Cruz Guindalini.

Em seguida, das 10h às 12h, a Anped realiza a mesa-redonda “Educação comunica: Pesquisa, divulgação e educação básica”. A atividade, que será coordenada por Geovana Lunardi Mendes, presidente da entidade, contará com a participação de Luciano Mendes de Faria Filho, professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),  Sergio Stoco, professor de Políticas Públicas na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Renato Noguera, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Das 12h às 14h, a SBPC realiza o painel “A construção de um projeto nacional – Bicentenário da Independência”, que será coordenador pelo presidente da entidade, Ildeu de Castro Moreira. O debate contará com a participação do senador Randolfe Rodrigues, Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), o cientista político Cesar Benjamin, Oded Grajew, idealizador da Rede Nossa São Paulo, Clemente Ganz, sociólogo e assessor técnico das Centrais Sindicais, e Luzia Matos Mota, professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

À tarde, das 15h às 16h, a SBPC promove também a conferência “Tributo a Florestan Fernandes no seu centenário: educação e política”, que será proferida pela professora emérita da Universidade de Brasília (UnB), Bárbara Freitag. A atividade será apresentada pela vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral.

Paralelamente, das 15h às 17h, a SBBq realiza a mesa-redonda “Bioativos com potencial para uso no controle e tratamento de doenças”.  Coordenada por Adriana Ferreira Uchôa, professora associado do Departamento de Biologia Celular e Genética da UFRN, a atividade terá como participantes Maria Tereza dos Santos Correia, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Maria Ligia Rodrigues Macedo, professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A conferência “Por que cooperamos? Uma perspectiva evolucionista”, proferida por Maria Emília Yamamoto, professora emérita da UFRN, fecha a programação científica do dia às 18h. A atividade será apresentada pelo secretário-geral da SBPC, Paulo Hofmann.

Todas as informações estão disponíveis no site http://ra.sbpcnet.org.br/72RA/.

Jornal da Ciência