Confira a programação do Dia Nacional da Ciência

Todas as atividades do dia 8 de julho podem ser conferidas no site da SBPC

dia-nacional-da-ciencia_2020Para celebrar o Dia Nacional da Ciência, o Dia Nacional do Pesquisador e os 72 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), celebrados no dia 08 de julho várias instituições vão realizar atividades com o tema “Os caminhos da ciência para a redução das desigualdades”.

A SBPC, por exemplo, irá comemorar a data com o lançamento virtualmente do livro Ciência para o Brasil – 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A atividade será transmitida pelo canal da SBPC no YouTube, a partir das 17h.

As Secretarias Regionais do Rio Grande do Sul (RS), Goiás (GO), Pernambuco (PE), Paraíba (PB), Minas Gerais e Amazonas já têm atividades programadas. A SBPC-RS, por exemplo, realiza, às 14h, o debate “A pandemia do coronavírus: uma questão científica transversal?”.

No mesmo horário, a Secretaria Regional da SBPC em Goiás, promove o debate “Ciência, Educação e Desigualdades: desafios e perspectivas”, com a participação de Ana Carolina de Oliveira Marques, professora da UEG, e Rosália Santos Amorin Jesuíno, professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordenadora do Prêmio da SBPC/GO de popularização da ciência.

Já a SBPC-PB será responsável por dois painéis. O primeiro discutirá “Os desafios da Educação Pública”, com a participação de Cláudio Benedito Furtado, secretário Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia, Margareth Formiga Melo Diniz, reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Antonio Guedes Rangel Junior, reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Vicemário Simões, reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O segundo painel “Os caminhos da ciência para a redução das desigualdades: Uma   visita ao pensamento de Celso Furtado”, que será realizado às 14h30, em comemoração ao centenário do cientista, que completaria 100 anos em 26 de julho.

Às 16h a SBPC-PE realiza o webinar “Onde se faz Ciência em Pernambuco?” com a participação de Antônio Carlos Pavão, diretor do Espaço Ciência, Carol Leandro, pró-reitora para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE, Maria Madalena Pessoa Guerra, pró-reitora de Pós-Graduação da UFRPE, e Sinval Pinto Brandão Filho, diretor do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz-PE).

Em homenagem ao Dia da Ciência e ao Dia do Cientista a SBPC-AM realiza a Semana da Ciência, no período de 6 a 10 de julho de 2020, focando a questão das desigualdades. No dia 6, por exemplo, a secretaria irá realizar, às 14h, o debate “Mulheres na Ciência: desigualdades no enfrentamento da Pandemia”. No dia 7, às 15h, membros da comunidade acadêmica e extra-acadêmica se reúnem para debater sobre as desigualdades que se apresentam em suas respectivas realidades e pautar a importância da pluralidade racial e étnica na construção do projeto científico e social do Amazonas e do País.

A SBPC-MG, por sua vez, vai promover ao longo do dia vários debates online que abordarão assuntos diversos como “Casos sobre ciências e cientistas”, “Ciência e Educação Básica: A Ciência Nossa de Cada Dia” e “A Ciência e os espaços de cultura e arte: Museus e espaços de ciência”. O evento será encerrado com intervenções artísticas.

Confira aqui as programações e participe!

Jornal da Ciência