Confira a programação final da Reunião Regional em Rio Verde divulgada pela SBPC

O evento, que será de 15 a 19 de maio, contará com a participação de pesquisadores locais e de outras regiões do País. Os interessados nos minicursos têm até o dia 04 de maio para realização da matrícula

A SBPC divulgou a programação científica final da Reunião Regional (RR) em Rio Verde (GO), que ocorrerá de 15 a 19 de maio no Instituto Federal Goiano. O tema do evento é “Cerrado: Ciência, Inovação, Crescimento Econômico, Desenvolvimento Sustentável e Sociedade”.

Durante a RR, o público poderá assistir a conferências e mesas-redondas, além dos minicursos e oficinas, destinados aos inscritos e matriculados. As atividades terão a participação de pesquisadores locais e de outras regiões do País.

Haverá exposição de Pôsteres produzidos pelos estudantes, professores e pesquisadores que se inscreveram até o último dia 23 de abril. Serão apresentados trabalhos de pesquisas científicas e tecnológicas, experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem.

Entre os temas que serão debatidos nas conferências estão “Plantas de uso popular: verdades e mitos”, “Geopolítica do Cerrado: natureza, política e economia”, “Medicina preventiva e curativa” e “CT&I brasileira: avanços e desafios”.

Alguns nomes de destaque estão entre os conferencistas convidados, como a professora da Unesp e vice-presidente da SBPC, Vanderlan Bolzani, Marcelo Morales, do CNPq, Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC, Fernando Peregrino, do Confies, Alvaro Prata, representante do MCTIC, e Helena Nader, presidente de honra da SBPC.

A programação trará também uma roda de empresas e negócios, com o tema “Indução à inovação científica e tecnológica”. Entre os convidados estão os presidentes da Fapemig, Fapeg e da Embrapii.

Já nas mesas-redondas, estão programadas discussões sobre “Sociobiodiversidade, crescimento econômico e desenvolvimento sustentável”, “Ciência, tecnologia e inovação no Brasil: presente e futuro”, “Agronegócio, saúde e meio ambiente”, entre outras.

Também haverá programação da SBPC Jovem e Mirim, com feira de livros e artesanatos e exposição de ciências e tecnologias.

Nesta RR, teremos uma Exposição de CT&I, semelhante à ExpoT&C que ocorre nas Reuniões Anuais da SBPC.  É uma mostra de ciência, tecnologia e inovação que reúne expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresarial e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

Assim como ocorre em todos os eventos da SBPC, a Reunião Regional tem como um de seus objetivos principais popularizar e valorizar a produção científica da região e do País e inseri-la no cotidiano dos cidadãos.

Minicursos

Os interessados em participar em um dos minicursos podem se inscrever até o dia 4 de maio. Mas, apenas quem já estiver inscrito na Reunião Regional poderá fazer matrícula, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 10,00.

Quem quiser participar de um minicurso deve ficar atento, pois as vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de matrícula. As normas de inscrição estão disponíveis no site do evento. Para obter o certificado de frequência, é preciso ter no mínimo de 75% de presença.

O evento limita a matrícula online em apenas uma opção de minicursos ou oficina, no caso haja disponibilidade de vagas e compatibilidade horária, os interessados poderão fazer inscrições, mediante o pagamento de uma taxa adicional de R$ 5,00 por minicurso ou oficina, no local durante o evento.

Mais informações do evento no site: http://rr.sbpcnet.org.br/rioverde/

Jornal da Ciência