Confira os primeiros vídeos da campanha “Ciência, pra que Ciência?”

Estudantes contam como o futuro do País está em risco com os cortes em ciência e educação anunciados pelo governo. A SBPC convida todos os estudantes e pesquisadores, desde a iniciação científica até a pós-graduação, bolsistas e ex-bolsistas, profissionais de todas as áreas e todos os amigos da ciência a participar da campanha e compartilhar suas histórias sobre a importância da ciência para suas vidas e para o Brasil

70440928_2931113276918801_2932082849089585152_nA Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulgou nessa segunda-feira, 9 de setembro, os primeiros vídeos da campanha “Ciência, pra que Ciência?” nos quais estudantes contam como os cortes no orçamento da Capes e do CNPq, principais agências de fomento à ciência do País, irão comprometer o futuro de pesquisas importantes para o desenvolvimento do País.

Lucas Ferreira Correa, mestrando do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, que veio de  Santana, no Amapá, para estudar em São Paulo, conta no vídeo que os cortes põem em risco a continuação de seu mestrado e a continuidade de sua pesquisa. “Estar aqui na USP é uma realização para mim, para minha família e para a minha cidade”, ressalta. E completa, “sem o auxílio, eu não tenho como viver em São Paulo”. Segundo ele, muito mais que sua sobrevivência, os cortes colocam em risco os sonhos de muitas crianças e adolescentes que estão em Santana e em tantas outras cidades pequenas no Brasil e que não terão incentivo algum para chegar a uma faculdade. “Isso aumenta muito a desigualdade e enfraquece o futuro da pesquisa do Brasil”, lamenta.

Fábio Pereira Santos, do Instituto Federal Baiano, do campus Serrinha, por sua vez, diz que os cortes já estão afetando pesquisas em sua instituição. “Com os cortes fica inviável para muitos estudantes continuarem seus projetos. Com as bolsas, eles (estudantes) conseguiam arcar com as despesas que as pesquisas precisam. Muitos projetos já foram cancelados, porque a instituição, que já sofreu cortes de verbas este ano, não tem dinheiro para bancar estes projetos”, lamenta.

Já Rogério Almeida Gouvêa, doutorando da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, comenta que com os cortes em ciência e educação, o Brasil pode perder sua capacidade de inovação e desenvolvimento tecnológico ao explicar sua pesquisa. “Minha pesquisa é sobre células solares de última geração. Trabalho fazendo simulação computacional do material dessas células porque existe um esforço grande para aumentar eficiência desses dispositivos e viabilizar uma fonte de energia limpa e renovável a partir da nossa fonte mais abundante que é a energia solar. Essa área de pesquisa é bem específica e poucas pessoas trabalham com ela no País. Ela não tem como se perpetuar fora do meio acadêmico. Não existe nada na iniciativa privada. Essa é uma área que se continuar os cortes de recursos ela vai minguar e desaparecer, comprometendo a nossa capacidade de inovação e desenvolvimento tecnológico”, afirma.

A SBPC convida todos os estudantes e pesquisadores, desde a iniciação científica até a pós-graduação, bolsistas e ex-bolsistas, profissionais de todas as áreas e todos os amigos da ciência a participar da campanha #cienciapraqueciencia e compartilhar suas histórias sobre a importância da ciência para suas vidas e para o Brasil. “Vamos inundar o país, as redes sociais, os meios de comunicação com pessoas dizendo por que a ciência é importante, por que ela deve ser apoiada, por que ela não deve ser destruída nesse momento”, conclama o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira.

Para participar, basta gravar um breve vídeo, com duração de 30 segundos a um minuto, acessar este link, preencher um breve formulário e seguir as instruções para carregá-lo. O depoimento pode ser gravado em celular mesmo, em alta definição, com o aparelho na horizontal. Mande seu vídeo e demonstre seu apoio à ciência brasileira!

 

Jornal da Ciência