Congregação celebra pioneiros da USP

O evento foi especialmente importante para a SBPC por ter entre os homenageados personalidades que fizeram parte da história da entidade
Paulo Sawaya Filho e José-Goldemberg. (Foto: SBPC)
Paulo Sawaya Filho e José-Goldemberg. (Foto: SBPC)

Pioneiros nos estudos científicos da Universidade de São Paulo (USP) foram homenageados nesta segunda-feira (16/12) em cerimônia da Congregação Conjunta dos institutos que formam a área de ciências “duras” da Universidade. O evento foi especialmente importante para a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) por ter entre os homenageados personalidades que fizeram parte da história da entidade – um dos fundadores, três ex-presidentes e um ex-conselheiro.

Os homenageados foram os professores Paulo Sawaya (1903-1995), um dos fundadores do Instituto de Biociências (IB); Crodowaldo Pavan (1919-2009), do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB); Paschoal Senise (1917-2011), do Instituto de Química (IQ); Oscar Sala (1922-2010), do Instituto de Física (IF); Chaim Samuel Hönig (1926-2018), do Instituto de Matemática e Estatística (IME), e Abrahão de Morais (1917-1970), do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG).

A cerimônia contou com palestras de três ex-reitores da USP, os professores José Goldemberg, que comandou a USP de 1986 a 1990; Flávio Fava de Morais (ICB, de 1993 a 1997) e Adolpho José Melfi, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2001 a 2005).

Da esquerda para direita: Regina P. Markus, Lucile Winter e Glaucia Maria Machado Santelli
Da esquerda para direita: Regina P. Markus, Lucile Winter e Glaucia Maria Machado Santelli

Paulo Sawaya também foi um dos fundadores da SBPC, tendo exercido os cargos de tesoureiro da entidade entre os anos 1949 e 1953 e de secretário-geral entre 1953 e 1959. Oscar Sala foi presidente por três gestões, entre os anos de 1973 e 1979. Crodowaldo Pavan ocupou a vice-presidência no segundo mandato de Oscar Sala (1975 a 1977) e foi presidente por três mandatos seguidos, entre os anos de 1981 e 1987. José Goldemberg foi presidente em exercício de 1979 a 1981.

A Congregação Conjunta foi apelidada de “Clube do Matão”, em referência à Rua do Matão, no campus Butantan, onde estão situadas as sedes dos institutos aos quais eles eram ligados.

O evento, realizado na sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, em São Paulo, foi aberto pelo atual reitor, Vahan Agopyan, e conduzido pelos diretores Pedro Leite da Silva Dias (IAG), Marcos Silveira Buckeridge (IB), Luís Carlos de Souza Ferreira (ICB), Manfredo Harri Tabacniks (IF), Junior Barrera (IME) e Paolo Di Mascio (IQ).

As homenagens foram realizadas por meio de uma pequena exposição de docentes próximos aos homenageados, seguidas de entrega das placas comemorativas. A professora Alinka Lépine-Szily, do International Union of Pure and Applied Physics (IUPAP), falou sobre a trajetória de Sala. Já a professora Glaucia Maria Machado Santelli (ICB) fez um discurso sobre Pavan e o professor Ivano Gebhardt Rolf Gutz (IQ) apresentou um pouco da história de Paschoal Senise.paulo-sawaya-livro-vsite

A professora Regina P. Markus, ex-secretária-geral da SBPC, discursou sobre Sawaya. Três filhos do cientista homenageado estavam presentes à cerimônia. Ao final do evento, eles doaram o livro “Paulo Sawaya Nosso Pai, Avô e Bisavô – Relatos de Família 11.09.1903 – 11.09.2003” para o Centro de Memória da SBPC.

As palestras dos ex-reitores tiveram como tema os 50 anos do Decreto nº 52.326 de 16 de dezembro de 1969, que aprovou o Estatuto da USP. Eles destacaram que o Decreto, além de ampliar a liberdade de cátedra, foi responsável por estruturar a USP como universidade. Fundada em 1934, até aquela data a instituição não era formalmente uma universidade, mas um conjunto de diversas faculdades. Os palestrantes destacaram que a resolução, embora tenha, de certa forma, desarticulado a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, foi capaz de promover uma melhor integração entre as diversas faculdades e departamentos. Os três ex-reitores receberam um diploma honroso ao final do conjunto de palestras.

 

Janes Rocha – Jornal da Ciência