Conheça os candidatos ao Legislativo que já assinaram a carta de compromissos enviada pela SBPC

Documento com propostas da comunidade científica para a defesa e o avanço da Ciência, Tecnologia e Inovação, Educação e Democracia no País já foi endossado por mais de 140 candidatos. Acesse a página do Observatório das Eleições no portal da SBPC

Mais de 140 candidatos ao Legislativo País já responderam à carta de compromissos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na qual solicita posicionamento sobre propostas fundamentais às áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, Educação, Saúde, Segurança Pública, Cultura e Democracia. O documento traz propostas de políticas públicas elaboradas pela comunidade científica que tratam de diferentes temas relevantes para a sociedade brasileira. A lista dos candidatos que já enviaram suas manifestações em favor dos compromissos está disponível no portal da SBPC, neste link.

Em função das eleições que acontecem em outubro de 2022, a SBPC organizou no primeiro semestre de 2022 uma série de 13 debates com especialistas de diferentes áreas de conhecimento e de diferentes atuações profissionais. O objetivo foi a elaboração de diretrizes e propostas de políticas organizadas e detalhadas no caderno “Projeto Brasil Novo”.

A partir desse documento, a SBPC produziu a carta de compromissos, visando exigir dos atores que desejam ingressar ou permanecer no cenário político após as eleições de 2022 o comprometimento com essas pautas, por meio da assinatura dos candidatos.

“Estão hoje ameaçadas a continuidade de pesquisas científicas importantes e a formação de novos pesquisadores. Por outro lado, as várias ameaças   aos direitos humanos colocam em xeque qualquer plano de avanço econômico e social do País”, alerta a entidade na carta.

As respostas dos candidatos estão organizadas no portal da SBPC, na página “Observatório das Eleições 2022” (http://portal.sbpcnet.org.br/observatorio-eleicoes2022/), e também são amplamente divulgadas nos meios de comunicação e redes sociais da entidade.

Confira a carta na íntegra neste link.

Jornal da Ciência