Conversa ao pé do fogo

Crônica de Sérgio Mascarenhas sobre o incêndio no Museu Nacional

Museu Nacional em chamas! Tristeza! Lembranças da minha juventude na Quinta da Boa Vista visitando o Museu com nosso saudoso professor e mentor Victor Strawiarski, pesquisador do Museu.

Tradutor para jovens meninas e meninos fascinados dos hieróglifos da famosa tumba da múmia egípcia, grande atração do Museu. Victor também era divulgador excepcional quando criou para visitantes “A Noite dos Ptecantropus”. Lutava pelo Ensino da Evolução. Ganharia facilmente o Prêmio José Reis, se existisse na época.

Minhas memórias pegaram fogo! Com essa ditadura cega, escrava da dívida com o FMI, feitora da Educação e da Cultura no Brasil. Imagino uma conversa entre a múmia e o famoso Meteorito, que também ornava o Museu, vindo do Cosmos para o Brasil:

Múmia: “Onde eu fui cair após mais de dois mil anos? No  desastre de um governo insano que nem meus restos respeita!”

E completa o Meteorito: “Azar o meu também, Múmia: vindo do Cosmos, passei por um incêndio na atmosfera ao chegar, e estava tranquilo aqui no Museu, visitado por crianças com brilho nos olhos. E agora, neste governo insano, sinto de novo o calor do fogo, incendiando meu nobre repouso cultural! Malditos políticos incultos dessa ditadura civil!”

E assim sonhamos pesadelos ao invés de sonhos grandes para o desenvolvimento cultural e a Educação no Brasil!

Vade Retro corruptos!

Sobre o autor:

Sergio Mascarenhas é presidente de honra da SBPC. Comemora seus 90 anos neste ano, mais de 70 deles dedicados ao desenvolvimento da ciência no Brasil. Graduou-se em Física pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1952) e em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1951). É professor titular da Universidade de São Paulo – Instituto de Física e Química de São Carlos (atualmente aposentado) e professor visitante nas Universidades de Princeton, Harvard, MIT (EUA) e também na Universidade Nacional Autonoma e Centro de Estudios Avanzados (México), no Institute of Physical and Chemical Research (Japan), na London University (RU) e no Inst. Center for Theoret. Physics – Trieste e Univ.de Roma (Itália). Foi um dos fundadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária da Embrapa (Embrapa Instrumentação).