“Corremos o risco de não ter futuro”

Em entrevista ao “Seu Jornal”, da Rede TVT, a diretora da SBPC, Roseli de Deus Lopes, falou sobre as perspectivas para a Comissão Geral “Marcha para a Ciência- Debate sobre o presente e o futuro do setor de CT&I no Brasil”, realizada nesta quinta-feira, em Brasília, a crise na ciência no País e os 70 anos da SBPC

Os cortes profundos no orçamento para ciência e tecnologia no País, que afetam profundamente todo o sistema de CT&I construído ao longo de décadas, foi destacado em entrevista com a diretora da SBPC, Roseli de Deus Lopes, transmitida nessa quarta-feira, 11 de julho, no “Seu Jornal”, da rede TVT. “Corremos o risco de não ter futuro”, alertou Lopes, ressaltando que os recursos para investimento do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) caíram para cerca de um terço do que eram oito anos atrás.

Lopes, que é também professora da Poli-USP, falou sobre as perspectivas para a Comissão Geral “Marcha para a Ciência- Debate sobre o presente e o futuro do setor de CT&I no Brasil”, que a SBPC promoveu nesta quinta-feira, em Brasília. “Esse debate se faz necessário nesse momento em que se discute no Congresso o orçamento de 2019. Que recursos serão aportados para ciência e educação no próximo ano?”, questiona.

Segundo a cientista, toda a estrutura que foi construída para que o País se capacitasse a desenvolver ciência de qualidade, com reconhecimento internacional, capaz de produzir tecnologias com valor agregado, competitiva no mercado internacional, encontra-se agora sem verbas para se manter. “É difícil mensurar o tamanho do dano que está sendo provocado por estes cortes de investimentos. É como tirar o oxigênio de um paciente em um hospital. A situação é muito crítica e precisa ser revertida rapidamente”, afirmou.

A manifestação na Câmara dos Deputados é parte das comemorações dos 70 anos da  fundação da SBPC, em 2018.

Confira a entrevista: Seu Jornal – TVT