Corrida contra o coronavírus

No programa Saúde com Ciência, da Faculdade de Medicina da UFMG, o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, fala sobre o papel da ciência e ressalta os cortes drásticos sofridos pelo setor nos últimos anos

Em todo o mundo, cientistas têm se dedicado a pesquisas em busca de vacinas e medicação contra o novo coronavírus. Nessa semana, o Saúde com Ciência apresenta série sobre os avanços científicos na área, a atuação dos profissionais brasileiros, as controvérsias e a metodologia do fazer científico.

O presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, que é um dos participantes, aborda o papel da ciência no enfrentamento da pandemia e ressalta a falta de recursos para o setor. Segundo ele, cientistas brasileiros, universidades e instituições de pesquisa seguem desenvolvendo estudos relevantes para o enfrentamento da pandemia, mas ressalta os cortes drásticos sofridos no setor nos últimos anos. Ele chama a atenção para o   Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), principal fonte de recursos para pesquisa e desenvolvimento (P&D) do País, que atualmente está com mais de 88% de seus recursos presos na reserva de contingência. “São R$ 4,2 bilhões que deveriam ser destinados a pesquisas e desenvolvimento, infraestrutura em universidades, por exemplo, que está sendo usado para pagamento juros da dívida”, afirma. Ele lembra que recentemente teve que lutar para que o fundo não fosse extinto e que agora existe um movimento a favor do descontingeciamento destes recursos.

O programa também entrevistou Flávio da Fonseca, virologista do Centro de Tecnologia em Vacinas (CT Vacinas) e professor do Departamento de Microbiologia da UFMG, e Mateus Westin, infectologista e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.

Ouça as entrevistas: Saúde com Ciência