Corte de verbas ameaça produção científica brasileira

Redução de 42,2% no orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia afetará alunos de pós-graduação e bolsistas que estão no exterior

O corte de 42,2% no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), confirmado na semana passada em decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), ameaça o pagamento de bolsas de estudo e, por extensão, a produção científica brasileira. A informação é do jornal “O Globo”. Segundo a reportagem, o alerta foi feito pelas principais entidades científicas do Brasil, preocupadas com a redução de verbas destinadas ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O recurso disponível cobrirá apenas auxílios a alunos e pesquisadores até julho. Com o corte, o setor ficará sem verba no restante do ano. Subordinado ao MCTIC e principal órgão de fomenta à pesquisa científica do país, o CNPq, que fornece em torno de 80 mil bolsas e garante 11 mil projetos, iniciou o ano com um rombo no orçamento de R$ 300 milhões e a estimativa de garantir o pagamento das bolsas até setembro. Com o novo corte, a situação se agravou.

Veja o texto na íntegra: O Tempo