“Dia em Defesa da Pós-graduação” atrai milhares de internautas

O evento, realizado no dia 29 de novembro, contou com abertura, tuitaço, uma mesa-redonda e três painéis que debateram a qualidade e o futuro dos programas

O “Dia em Defesa da Pós-graduação”, realizado no dia 29 de novembro, foi marcado pela participação expressiva de internautas, de todas as regiões do Brasil. O evento contou com um tuitaço, um ato de abertura, uma mesa e três painéis que debateram a qualidade e o futuro dos programas de pós-graduação no país.

As atividades, transmitidas pelo canal da SBPC no YouTube, tiveram mais de 5 mil visualizações, alcançando 31 mil contas e resultando em mais de 280 novos inscritos. O tuitaço realizado pela manhã com as hashtags #SOSCAPES e #EmDefesadaPósGraduação também foi expressivo e alcançou o 7º lugar dos assuntos mais comentados na plataforma mobilizando milhares de internautas, parlamentares e instituições acadêmicas e científicas. As hashtags foram as mais utilizadas pela comunidade científica durante todo o dia, segundo a plataforma Science Pulse.

Segundo o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, a mobilização realizada no dia 29 de novembro, somada a vários outros acontecimentos, causou um impacto grande. “Tivemos uma boa exposição na imprensa impulsionada pela renúncia coletiva dos coordenadores e consultores da Capes. Além dos veículos citarem o evento e seu mote, eles também repercutiram as declarações em defesa da agência”, comenta.

Quanto ao anúncio da retomada da avaliação quadrienal feita pela Capes, em 02 de dezembro, Janine Ribeiro salienta que é difícil mensurar o que leva a decisão de um juiz, mas acredita que o “Dia em Defesa da Pós-graduação”, somado a outras mobilizações em defesa da ciência, serviu para alertar o quanto que a suspensão impactou socialmente a pós-graduação e a ciência brasileira.

Embora Janine Ribeiro afirme que a comunidade científica tenha considerado a retomada da avaliação uma notícia auspiciosa, ele observa que, por enquanto, não existe uma decisão definitiva pelo mérito já que, de acordo com a decisão judicial, a restrição ficará limitada à divulgação dos resultados da avaliação, mas o processo de análise poderá ser retomado. “Desejamos logo que esse mal-entendido, fruto do desconhecimento de como funciona a ciência, e de como a avaliação pela Capes contribui para a pós-graduação brasileira tenha um reconhecimento internacional, seja desfeito. Enquanto isso, a comunidade vai continuar lutando pelo progresso da ciência e do País”, finaliza.

A mesa-redonda e todos os painéis do “Dia em Defesa da Pós-graduação* estão disponíveis no canal da SBPC no YouTube. Acesse aqui.

Jornal da Ciência