Dia internacional da luz tem celebrações no mundo todo

No Brasil, as celebrações de 16 de maio se somam à comemoração do Centenário do Eclipse de Sobral, evento observado no dia 29 de maio de 1919, que confirmou a Teoria da Relatividade Geral de Einstein

internation-day-of-light-cose-450x254O dia 16 de maio de 2019 marca a celebração global da segunda edição do Dia Internacional da Luz. A data foi instituída por uma iniciativa mundial organizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o objetivo de fornecer um ponto focal anual para a contínua apreciação da luz e o papel que desempenha na ciência, cultura e arte, educação e desenvolvimento sustentável, e em campos tão diversos como medicina, comunicações e energia. O amplo tema da luz permite que diversos setores da sociedade em todo o mundo participem de atividades que demonstrem como a ciência, a tecnologia, a arte e a cultura podem ajudar a alcançar as metas da Unesco – educação, igualdade e paz.

Em mensagem para o Dia Internacional da Luz, a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Audrey Azoulay, disse que a luz e seu tratamento são elementos essenciais das artes visuais e performáticas, da literatura e do pensamento humano. “Além do significativo simbolismo da luz em obras de arte, filosofia ou ciências humanas, a concepção da luz, como evidenciam tais obras, evoluiu à medida que aumentou o nosso entendimento científico”, disse.

A luz é um fenômeno natural que a ciência veio a entender e aprender a usar, e também desempenha um papel essencial em todas as ciências e em suas aplicações práticas, disse ela.

“Do nascimento do universo à criação de todas as espécies de novas tecnologias, dos rádios-X às ondas de rádio, em campos tão diversos como medicina, agricultura, energia, óptica e inúmeros outros, a luz moldou – e continua a moldar – o nosso mundo. Ao entender a luz, nós somos capazes de alcançar o maior progresso científico e tecnológico.”

Todos os seus benefícios naturais e seus usos científicos e tecnológicos fazem com que a luz seja uma parte essencial da vida cotidiana de nossas sociedades; esses benefícios e usos fazem com que a luz seja uma questão importante para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, salientou.

“De importância particular são as questões que envolvem o acesso à luz elétrica, como um meio de melhorar o padrão de vida em países em desenvolvimento, assim como as questões relativas às fibras ópticas usadas para conectar as pessoas de todo o mundo por meio da internet. As redes de comunicação que resultam daí podem levar a um maior intercâmbio cultural, e a mais justiça, responsabilidade e paz.”

O Dia Internacional da Luz mostra a importância da luz na vida das pessoas, sua importância em todas as áreas da vida, de acordo com a chefe da Unesco. No ano passado, esse dia foi observado pela primeira vez em 87 países.

Neste ano, mais de 300 eventos já estão registrados no site oficial da efeméride. As atividades acontecem em mais de 60 países do mundo, reunindo uma comunidade internacional de cientistas, estudantes e o público. Um foco especial das celebrações no dia 16 de maio será a conferência sobre Educação Iluminante, realizada no Instituto ICTP da Unesco, em Trieste. As apresentações abrangerão tópicos desde a ciência inspiradora de ponta até discussões sobre educação científica, questões de diversidade e igualdade de gênero, e orientação prática de carreira.

No Brasil, as celebrações se somam à comemoração do Centenário do Eclipse de Sobral, celebrado no dia 29 de maio, evento que confirmou a Teoria da Relatividade Geral de Einstein.

Em São Paulo, nos dias 16 e 17 de maio, o Laboratório de Demonstrações Ernst Wolfgang Hamburger, do Instituto de Física da USP, expõe experimentos relacionados à luz.  Nos dias 18 e 19 de maio, será realizado, no Planetário Prof. Aristóteles Orsini, no Parque do Ibirapuera, o evento “Virada Cultural e Dia Internacional da Luz”. Toda a programação e demais informações podem ser conferidas aqui.

Em Olinda, PE, o Observatório da Sé organiza uma programação especial nesta quinta-feira, 16, na qual, com a observação telescópica, os visitantes poderão aprender como observar a luz refletida pelos astros ou mesmo descobrir um pouco mais sobre as características de uma estrela a partir da sua luminosidade.

Uma lista completa de eventos planejados no Brasil e em todo o mundo pode ser acessada na página oficial de eventos do Dia Internacional da Luz, neste link.

 

Com informações do portal International Day of Light e da ONU