Tags:

História: A SBPC na luta pela redemocratização do País

O golpe de Estado de 31 de março de 1964, que teve como justificativa proteger a democracia, resultou em 20 anos de ditadura (1964 – 1984). E nesse período conturbado, a SBPC cumpriu um papel fundamental de resistência durante os anos de governo militar, sobretudo manifestando-se contra perseguições a professores, pesquisadores e estudantes, e a interferências nos sistemas educacional e científico, que pudessem ferir a autonomia das universidades.
História: 50 anos do Golpe – ditadura nunca mais!
Hoje faz cinquenta anos do golpe de Estado de 1964, que teve como justificativa proteger a democracia, mas que resultou em 20 anos de ditadura (1964 – 1984). E nesse período conturbado, a SBPC cumpriu um papel fundamental de resistência durante os anos de governo militar, sobretudo manifestando-se contra perseguições a professores, pesquisadores e estudantes, e a interferências nos sistemas educacional e científico, que pudessem ferir a autonomia das universidades. 
 
A instituição teve papel importante no período, quando as reuniões anuais eram palco para manifestações políticas contra a ditadura. Com outros canais de manifestação fechados pelo governo, a SBPC passou a ser o único espaço onde as vozes discordantes podiam se manifestar.
 
Mesmo sendo vigiada de perto, a entidade conseguia uma certa liberdade. No entanto, teve momentos dramáticos na história. Em 1977, por exemplo, esta ‘liberdade’ foi ameaçada e quase que a Reunião daquele ano não aconteceu.  A presidente da entidade, Helena Nader, sempre relembra a grande mobilização para a realização do evento naquele ano, quando o governo militar proibiu o evento que seria em Fortaleza, mas que aconteceu na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). “Foi a nossa primeira reunião no exterior, porque sendo a PUC território do Vaticano, os militares não puderam coibir a realização do evento”, explica Helena.  
 
Desde o fim da ditadura, em 1985, o Brasil ganhou outros ares, mas muitas entidades ainda lutam para construir, ampliar e consolidar a democracia, e não permitir nunca mais que um regime de exceção, censura e cerceamento às liberdades se instale no País. A SBPC certamente sempre estará nesta luta, pois entende que o exercício do desenvolvimento da educação e da ciência só pode progredir em um ambiente social e político de plenas liberdades democráticas.
(SBPC)