Do luto à luta: ações da SBPC em julho

A SBPC continua alerta e atuante contra o desmonte das políticas públicas de saúde, educação, socioambientais e de ciência, tecnologia e inovação no País e em defesa da democracia, da justiça, da vida e da saúde, e dos direitos humanos. Veja as ações do 7º mês deste ano

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) continua alerta ao desmonte das políticas públicas sanitárias, científicas, educacionais e socioambientais no País, principalmente neste período de desafios profundos.

A entidade vem se posicionando firmemente desde o início da pandemia e se uniu a organizações científicas, acadêmicas e da sociedade civil em grandes frentes de defesa nas questões mais urgentes neste momento: a vida, a saúde e o SUS, a vacinação gratuita para todos, solidariedade aos mais atingidos pela crise econômica, o meio ambiente, a democracia, a ciência, a educação, entre outras.

Em janeiro, o Jornal da Ciência publicou a reportagem “Retrospectiva 2021: mais um ano do luto à luta” com as principais ações, manifestações e realizações da SBPC e suas secretarias regionais ao longo do ano passado. Dando continuidade a esta iniciativa, o Jornal da Ciência, mensalmente, atualiza nossos leitores sobre as ações da entidade para reiterar como a participação de todos é fundamental nessas lutas. Fique por dentro e faça parte!

JULHO

No dia 4, a SBPC, em parceria com outras entidades, divulgou carta aberta pela aprovação da PEC 96/2019. No documento, as signatárias pedem que os parlamentares votem pela aprovação da proposta que torna obrigatória a execução orçamentária prevista para a manutenção e desenvolvimento do Ensino.

Dois dias depois, 6 de julho, a SBPC e as demais entidades que compõem a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) emitiram um documento repudiando as últimas manobras do Governo Federal sobre os recursos do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

No dia do seu aniversário, 8 de julho, a entidade divulgou o documento ‘Em defesa da ciência, hoje ameaçada’. “Um País que quer ter futuro não pode sacrificar o motor do desenvolvimento: a ciência e a educação”,escreveu a SBPC, em mensagem divulgada por ocasião dos 74 anos de sua fundação, data em que também se comemora o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador.

No mesmo dia, 8 de julho, a SBPC celebrou Dia Nacional da Ciência com mesa-redonda sobre impactos das diferentes ciências para o País. O debate repudiou projeto de lei que visa a retirar verba do FNDCT e ressaltou que não haverá desenvolvimento do País sem investimento em ciência.

Três dias depois, 11 de julho, representantes da coligação Lula-Alckmin para a Presidência da República se reuniram com diretores da SBPC e representantes da comunidade científica para discutirem propostas que visam o desenvolvimento das políticas de Ciência e Educação no País.

No dia seguinte, 12 de julho, a ICTP.br parabenizou Congresso Nacional por rejeitar bloqueio ao FNDCT.  “As entidades que compõem a ICTP.br vêm a público agradecer a cada parlamentar por mais uma grande ação em defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação brasileira e pelo futuro do seu desenvolvimento, assim como as demais instituições que se somaram à mobilização de toda comunidade acadêmica e científica”, afirmaram em nota.

SBPC e a Rádio Unesp FM divulgaram em 13 de julho que firmaram parceria para ampliar a divulgação científica no Estado de São Paulo. A partir da data, a emissora da universidade passou a veicular o podcast “O Som da Ciência”, da SBPC.

No dia 19 de julho, mais de 15 entidades, dentre elas a SBPC, endossaram alerta do IAB em defesa da democracia, das eleições e da liberdade de imprensa. “Diante das absurdas ameaças reveladas em uma indevida reunião do presidente da República com o corpo diplomático de outros países, entendemos que há uma séria ameaça à democracia brasileira partindo daquele que tem por obrigação cumprir e respeitar a Constituição”, afirmaram.

No dia seguinte, 20 de julho, 87 organizações, entre elas, a SBPC, assinaram o posicionamento da rede do Pacto pela Democracia às falas de Jair Bolsonaro em encontro com Embaixadores. “Reafirmamos o compromisso de nossa rede pela articulação da sociedade civil brasileira na defesa intransigente da Constituição, da integridade das urnas, do processo eleitoral e da democracia no Brasil”.

SBPC, FCHSSALLA e mais 32 entidades se manifestaram contra fechamento de cursos de Pós-Graduação na Unisinos no dia 23 de julho. “Extinção institucional unilateral é um contrassenso do ponto de vista de qualquer intenção de fortalecimento da política científica no Brasil e configura também um atentado ao investimento público realizado durante estes anos todos de construção dos programas”.

No dia seguinte, 24 de julho, a entidade abriu oficialmente 74ª Reunião Anual  e também lançou novo vídeo institucional.

No dia 26, a SBPC lançou caderno “Projeto para um Brasil Novo”. Ainda no dia 26, a SBPC divulgou nota de protesto contra mais cortes na Educação e Saúde. Em documento divulgado durante a 74ª Reunião Anual, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência manifestou indignação com anúncio do Ministério da Economia de possíveis cortes em áreas críticas para a sociedade para compensar desbloqueio do FNDCT.

Jornal da Ciência