Do luto à luta: ações da SBPC em novembro

A SBPC continua alerta e atuante contra o desmonte das políticas públicas de saúde, educação, socioambientais e de ciência, tecnologia e inovação no País e em defesa da democracia, da justiça, da vida e da saúde, e dos direitos humanos. Veja as ações do 11º mês de 2022

luto-a-luta-nov-22A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) continua alerta ao desmonte das políticas públicas sanitárias, científicas, educacionais e socioambientais no País, principalmente neste período de desafios profundos.

A entidade vem se posicionando firmemente desde o início da pandemia e se uniu a organizações científicas, acadêmicas e da sociedade civil em grandes frentes de defesa nas questões mais urgentes neste momento: a vida, a saúde e o SUS, a vacinação gratuita para todos, solidariedade aos mais atingidos pela crise econômica, o meio ambiente, a democracia, a ciência, a educação, entre outras.

O Jornal da Ciência mensalmente atualiza nossos leitores sobre as ações da SBPC para reiterar como a participação de todos é fundamental nessas lutas. Fique por dentro e faça parte!

NOVEMBRO

O 11º mês do ano começou no dia 03 de novembro com a SBPC parabenizando a pesquisadora Regina Pekelmann Markus por prêmio “Rise and Raise Others” da ONU. A farmacologista, professora emérita do Instituto de Ciências Biológicas da USP e ex-diretora da SBPC venceu na categoria “Saúde e Bem-Estar”.

No dia seguinte, no dia 04, as inscrições para a 75ª Reunião Anual da SBPC foram abertas. Com o tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”, o evento será realizado de 23 a 29 de julho de 2023 na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

Três dias depois, a SBPC lamentou a morte de Herch Moysés Nussenzveig. Associado à SBPC desde 1979, o físico e professor emérito da UFRJ morreu aos 90 anos no Rio de Janeiro no sábado, 5 de novembro.

No dia 08, a Secretaria Regional da SBPC realizou evento sobre a Ciência no Piauí. Encontro foi realizado no Auditório do Centro de Tecnologia (CT) da UFPI, em Teresina, com a presença do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, marcou o lançamento da nova Representação Regional da entidade no Piauí.

No mesmo dia, a Frente pela Vida divulgou nota contra o arquivamento de ações da CPI da covid e pede responsabilização de crimes do governo na pandemia. Documento foi endossado pela SBPC.

No dia seguinte, a SBPC parabenizou Vanderlan Bolzani por classificação entre pesquisadores mais influentes no mundo. A professora do IQAr/Unesp, presidente da Aciesp e conselheira da SBPC está entre dos 2% cientistas mais citados em todo o planeta em suas respectivas áreas de atuação, segundo ranking publicado pela Elsevier.

No dia 14, a entidade parabenizou a Febrace pela conquista do Prêmio Péter Murányi 2021-2022. Principal feira acadêmica pré-universitária voltada à Ciência e Engenharia do País foi reconhecida por prêmio de educação.

SBPC recebeu mais de 440 indicações para Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, conforme matéria publicada no dia 18. Este ano a premiação é dedicada às Meninas Cientistas, estudantes do Ensino Médio e da Graduação com notório talento para uma carreira científica promissora. Comissão julgadora se reúne em dezembro para selecionar as seis vencedoras. Resultados serão divulgados no dia 20 de janeiro de 2023.

Promovida pela SBPC, a Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no campus de Goiabeiras, abriu no dia 21 a exposição Fritz Müller – 200 anos, que celebra o bicentenário de nascimento do naturalista, botânico e professor de matemática e ciências naturais teuto-brasileiro Johann Friedrich Theodor Müller, conhecido como Fritz Müller. A exposição integrou a programação da Semana do Conhecimento 2022, que foi realizada nos campi de Vitória até 26 de novembro.

No mesmo dia, a SBPC se manifestou em defesa do Espaço Ciência. A entidade protestou contra doação de parte do terreno do museu a céu aberto localizado entre Recife e Olinda, no Estado de Pernambuco: ameaça a “uma das iniciativas mais poderosas e bem sucedidas no Hemisfério Sul e na América Latina e Caribe no sentido de atrair novas vocações para o uso e a criação de conhecimento científico”.

No dia 23, a SBPC e ABC se manifestaram contra projeto que veda a utilização de animais em pesquisas. As entidades pediram ainda que o Congresso realize uma audiência pública para “esclarecer os impactos das novas regras com o devido processo contraditório”.

Dois dias depois, a quarta temporada do podcast “O Som da Ciência” foi lançada com o tema SBPC Vai à Escola. Primeiro episódio trouxe entrevista com o físico e diretor do Museu da Amazônia, Ennio Candotti, relembrando as origens do programa que aproxima pesquisadores de estudantes e educadores do ensino fundamental.

A equipe de Ciência e Tecnologia do Gabinete de Transição do Governo Lula se reuniu, no dia 25, com diversas entidades do setor. O objetivo foi apresentar, em linhas práticas, quais as missões da equipe e as ações urgentes para a retomada da estrutura científica do País, enfraquecida principalmente nos últimos quatro anos. A SBPC foi representada pela secretária regional no Rio de Janeiro, Ligia Bahia.

No dia 28, as entidades que compõem a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento Brasileiro – ICTP.Br protestaram contra corte de R$ 5,7 bilhões no Orçamento anunciado pelo Governo. A preocupação é de que esse novo bloqueio possa atingir, novamente, a Ciência brasileira. Segundo fontes do MCTI, corte na Pasta poderia passar de R$ 450 mi.

No dia seguinte, mais de 30 entidades subscreveram manifestação da SBPC em defesa do Espaço Ciência. Em nota divulgada no dia 21 de novembro, a SBPC se posicionou contra doação de parte do terreno do museu a céu aberto localizado entre Recife e Olinda, no Estado de Pernambuco: ameaça a “uma das iniciativas mais poderosas e bem-sucedidas no Hemisfério Sul e na América Latina e Caribe no sentido de atrair novas vocações para o uso e a criação de conhecimento científico”.

No dia 29, as entidades que compõem a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento Brasileiro – ICTP.Br repudiaram mais uma vez as medidas do Governo Bolsonaro e o tratamento dado às áreas de Educação e Ciência no país.

Jornal da Ciência