Educação e Ciência sempre: confira as ações da SBPC em maio

A entidade está presente e atenta às lutas por políticas públicas de saúde, educação, socioambientais e de ciência, tecnologia e inovação no País e em defesa da democracia, da justiça, da vida e dos direitos humanos

Neste momento em que o Brasil reencontra os valores éticos do conhecimento científico, da cultura, do meio ambiente, da inclusão social e do combate à pobreza como prioridades nacionais, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) mantém a luta em prol de seus ideais e pela reconstrução do país.

Desde a sua fundação, em 1948, a SBPC tem participado ativamente de todos os momentos cruciais para a sociedade e para a ciência brasileira. O Jornal da Ciência mensalmente atualiza seus leitores sobre as ações da SBPC para reiterar como a participação de todos é fundamental nessas lutas.

Fique por dentro e faça parte!

MAIO

A entidade começou o mês, no dia 3, manifestando-se contra a MP que altera as regras de proteção ambiental.

No dia seguinte, 4 de maio, a entidade divulgou que a 75ª Reunião Anual contará com exposições sobre ciência. Os destaques desta edição são as mostras comemorativas dos 30 anos da ‘ExpoT&C’ e da ‘SBPC Jovem’.

No mesmo dia, a SBPC divulgou o livro eletrônico com Anais da 74ª Reunião Anual. A publicação registra as atividades do evento de 2022, incluindo a programação científica, exposições, além dos trabalhos apresentados pelos autores na Sessão de Pôsteres.

No dia 10, a SBPC homenageou a cantora Rita Lee, que faleceu no dia 9 de maio. “Nesta luta, em suas músicas e autobiografia sincera e revolucionária, ela contribuiu para o País, para o planeta que queremos. Foi a ‘mais perfeita tradução’ não somente da cidade que tem a sede de nossa SBPC, mas de um mundo mais verdadeiro e mais feliz”, escreveu.

No mesmo dia, a entidade divulgou a Segunda Circular aos sócios das eleições na SBPC. O documento traz as indicações de candidatos feitas pelo Conselho e por grupos de sócios para concorrer aos cargos da Diretoria, do Conselho e das Secretarias Regionais da SBPC.

Em 19 de maio, a entidade informou que o MCTI havia designado membros para o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT). A SBPC será representada pelo presidente Renato Janine Ribeiro e o vice-presidente Paulo Eduardo Artaxo Netto.

SBPC manifestou preocupação com a ausência de uma definição para a Direção do CBPF no mesmo dia. “O CBPF, assim como todas as unidades de pesquisas (UP) do MCTI, são componentes essenciais do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. Consideramos que a nomeação de dirigentes para as Unidades de Pesquisas do MCTI necessita ser uma prioridade na agenda do Ministério”, defendeu a SBPC em nota.

No dia 23, ABA, ABC, ABCP, Anpocs, SBPC e SBS manifestaram grande preocupação com o destino das terras indígenas em julgamento no STF e demandaram a rejeição da tese do marco temporal e das 19 condicionantes adotadas no julgamento da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

No mesmo dia, a SBPC enviou a todos os deputados federais e senadores brasileiros uma carta intitulada “Apelo ao Congresso Nacional em defesa da universidade brasileira”.

Dois dias depois, a entidade divulgou nota defendendo o meio ambiente e os povos indígenas. No documento, a entidade manifestou “perplexidade e indignação” com a aprovação na Câmara de medidas que esvaziam os ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima e dos Povos Indígenas: “Os olhos da sociedade brasileira agora se voltam para o Senado, que poderá coibir esse desmonte”. O documento foi endossado por mais de 80 entidades.

No dia 29, a entidade abriu o processo de votação para eleições da Diretoria, Conselho e Secretarias Regionais e divulgou as candidaturas.

As entidades científicas e acadêmicas que compõem a ICTP.br, dentre elas a SBPC, se manifestaram no último dia do mês contra a aprovação do PL do Marco Temporal. No documento, as entidades afirmam que o projeto “viola, expressamente, a Constituição Federal, que reconheceu aos povos originários o direito às terras que tradicionalmente ocupam”.

Para finalizar o mês, a entidade divulgou que a programação científica da 75ª Reunião Anual da SBPC terá mais de 220 atividades.

Jornal da Ciência