Eleições 2023 na SBPC: Propostas de trabalho das candidaturas

Confira a proposta de Maria Elisa Máximo, candidata à Secretaria Regional em Santa Catarina

A SBPC deu início em 29 de maio ao processo de votação das Eleições 2023 para os cargos da Diretoria (biênio 2023-2025), parte do Conselho (quadriênio 2023-2027) e das Secretarias Regionais (biênio 2023-2025).

Como em eleições anteriores, os candidatos podem enviar um texto resumido (de até 5.000 caracteres) com a apresentação de sua proposta de trabalho para o cargo a que está se candidatando. As propostas estão disponíveis aos sócios na página das eleições: http://portal.sbpcnet.org.br/eleicoes-2023/ e publicados no JC Notícias (que todos os sócios ativos recebem).

Os documentos serão divulgados por ordem de recebimento. Os candidatos podem enviar sua proposta para o e-mail comissaoeleitoral2023@sbpcnet.org.br.

Leia a proposta de trabalho de Maria Elisa Máximo, candidata à Secretaria Regional em Santa Catarina:

A candidatura para a secretaria regional da SBPC em Santa Catarina tem o propósito de dar continuidade ao trabalho iniciado em 2017 pelos professores André Ramos e Luiz Cláudio Miletti (2017-2019 e 2019-2021), seguido pelo mandato de Luiz Cláudio Miletti e Bárbara Segal (2021-2023). Conto, nessa empreitada, com a colaboração e parceria de Amurabi de Oliveira (Dep. de Sociologia e Ciência Política/UFSC) que, a partir da UFSC, atuará na realização das metas previstas neste Plano de Trabalho.

As metas e ações previstas aqui têm como propósito geral ampliar a visibilidade da SBPC na sociedade e ambientes acadêmicos catarinenses e fortalecer a luta por uma política de estado transparente, democrática e permanente de fomento à pesquisa e à extensão, que considere o ensino superior de excelência, em interação com uma educação básica igualmente baseada na ciência, como caminho para o desenvolvimento e a transformação das diferentes realidades. Nesse sentido, seguiremos atuando para:

  1. a) aumentar o número de associados, através de ações de comunicação e de articulação nas diferentes mesorregiões do Estado, em especial entre as novas gerações de estudantes, docentes e pesquisadores;
  2. b) ampliar a representatividade das diferentes áreas do conhecimento na SBPC SC;
  3. c) aprimorar as estratégias de divulgação científica através dos canais de comunicação da SBPC (site, Instagram e Youtube), como forma de ampliar o diálogo das ciências com a sociedade;
  4. d) retomar e ocupar ativamente os espaços de representação política junto ao governo do estado.

METAS E AÇÕES PROPOSTAS

  1. Articulação política pelo cumprimento dos 2% previstos na Constituição Estadual para CT & I.

Entre 2017 e 2019, a gestão dos profs. André Ramos e Luiz Cláudio Miletti na Secretaria Regional iniciou um amplo e cuidadoso estudo diagnóstico, baseado em dados públicos, buscando apontar caminhos para que a Constituição Estadual pudesse ser cumprida no tocante ao financiamento da pesquisa científica e tecnológica. Essa iniciativa incluiu intenso diálogo com parlamentares e poder executivo a fim de evitar o enfraquecimento da FAPESC em face da reforma administrativa proposta pelo então governador do estado, em 2019. Com um novo governo e nova assembléia empossados em 2023, torna-se urgente retomarmos a interlocução, a fim de garantir os espaços de representatividade da SBPC em nível estadual e buscar, conjuntamente com representantes das instituições de ensino e pesquisa, formas de incrementar o orçamento para a produção científica e tecnológica em SC, cumprindo as determinações constitucionais.

  1. Engajamento na realização do IV Seminário “Escola é Lugar de Ciência”, retomando a sequência de eventos realizados em 2019, 2020 (virtual) e 2021.

O objetivo do Seminário “Escola é Lugar de Ciência” é promover o debate entre professores, estudantes, pesquisadores e gestores educacionais sobre o papel da escola ao longo da história e na sociedade contemporânea, identificando riscos, oportunidades e prioridades, de forma a garantir um processo continuado de formação científica de qualidade nas escolas catarinenses de ensino básico.

  1. SBPC vai à Escola

Propõe-se, para esta gestão, buscar recursos financeiros que viabilizem a continuidade do Programa SBPC Vai à Escola, concebido como estratégia de defesa da educação pública e de qualidade e da ampliação do acesso de crianças, adolescentes, docentes e gestores em educação à produção  científica e tecnológica desenvolvida no Estado de SC.

  1. Representação no Conselho Superior da FAPESC

Com a mudança de governo do Estado em 2023, faz-se necessário recuperar os assentos da SBPC/SC (titular e suplente) no Conselho da FAPESC, na categoria “pesquisadores”. Frente a uma maioria composta por representantes dos setores empresarial e político, a secretaria regional deve se esforçar na manutenção desses espaços de representação, visando:

  • levar as preocupações e demandas da comunidade acadêmica para a FAPESC, auxiliando na defesa de temas e programas estratégicos;
  • defender um financiamento da CT&I forte, previsível e continuado por parte do governo;
  • enfatizar a importância do uso equilibrado deste financiamento entre as diversas áreas do conhecimento, considerando a melhor valorização das Ciências Humanas e Sociais.
  1. Manutenção e fortalecimento do Conselho Consultivo Estadual da SBPC-SC

O Conselho Consultivo tem como atribuição assessorar a secretaria regional na formulação de propostas de políticas públicas, na definição de posições a serem tomadas junto ao Conselho Superior da FAPESC e no planejamento e execução de ações de popularização científica em todo o estado. Neste contexto, pretende-se incluir representantes de todas as mesorregiões do estado no conselho consultivo e realizar, pelo menos, 2 reuniões por ano para levantamento de demandas, socialização das ações realizadas e promoção de eventos e novas iniciativas.

  1. Articulação com parlamentares de SC em busca de verbas, através de emendas parlamentares, para as ações da SBPC/SC.
  2. Aprimorar e ampliar as ações de comunicação da SBPC/SC através de seus canais digitais, a fim de estreitar a comunicação com associados, estimular novas associações e realizar divulgação científica.
  3. Garantir a continuidade das bolsas de estágio para atuação na Secretaria Regional, em caráter de extensão, através de articulações com a Pró-Reitoria de Extensão da UFSC. Complementarmente, retomar o pleito por uma sede da Secretaria Regional no campus da Universidade Federal de Santa Catarina, compreendendo que essa materialidade se faz necessária para o fortalecimento e legitimação da presença e atuação da SBPC/SC.
  4. Realizar reuniões da SBPC, presenciais e/ou virtuais, nas diferentes regiões do Estado, a fim de identificar novas lideranças no contexto da ciência e tecnologia, prestar conta das ações da secretaria regional, divulgar a SPBC e, quiçá, ampliar o número de associados.