Em agosto, calendário da SBPC homenageia Otto Richard Gottlieb

No dia 31 será comemorado o centenário do químico e cientista tcheco que se naturalizou brasileiro e foi indicado para o Nobel de Química em 1999, por seus estudos sobre a estrutura química das plantas

agosto

O centenário do químico e cientista tcheco que se naturalizou brasileiro, Otto Richard Gottlieb (31/08/1920-19/11/2011), é o destaque do mês de agosto no calendário “Grandes Feitos da Ciência Brasileira”, produzido pela SBPC. A versão em PDF do calendário de 18 meses (2020-2021) pode ser baixada gratuitamente no site da entidade.

Graduado em química industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Gottlieb iniciou suas atividades na indústria de seu pai, que fabricava óleos essenciais da flora brasileira. Só mais tarde abraçou a carreira acadêmica e tornou-se pioneiro da fitoquímica moderna no Brasil. Com uma visão avançada para sua época, utilizou cálculos matemáticos integradores de dados da química à biologia, à ecologia e à geografia, abordagens inéditas para a quimiossistemática tradicional. Foi professor, fundou e orientou grupos de pós-graduação e pesquisa em Química Orgânica e em Produtos Naturais em instituições como Universidade de Brasília (UnB), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Fiocruz. Foi indicado para o Nobel de Química em 1999, por seus estudos sobre a estrutura química das plantas.

O calendário destaca personalidades e instituições históricas, que colaboraram ativamente para a consolidação da ciência e da educação no Brasil e para o reconhecimento internacional entre os que produzem pesquisas relevantes e de qualidade. Também apresenta os jovens e proeminentes pesquisadores, a nova geração que leva adiante, com muita competência, esse legado de busca e compartilhamento de novas ideias e soluções para o desenvolvimento econômico e social de nossa sociedade.

Faça aqui o download do calendário.

Jornal da Ciência