Em Brasília, entidade promove Marcha pela Ciência nesta quarta-feira (02)

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) quer sensibilizar parlamentares para alterarem proposta de orçamento para a pasta de ciência em 2020

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) promoverá nesta quarta-feira (02) uma Marcha pela Ciência em Brasília. O intuito é sensibilizar os parlamentares para alterarem a proposta Lei Orçamentária Anual 2020, que está para ser votada no Congresso.

O evento começará às 8h30 da manhã com a organização dos grupos que visitarão os gabinetes dos parlamentares, em especial os responsáveis pelos Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) e as lideranças partidárias. Depois, às 16h, haverá uma concentração no Plenário 12 da Câmara para o ato político da Marcha para a Ciência.

Segundo um comunicado no site da SBPC, dentre as exigências está a reivindicação de maiores recursos ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para 2020, com um valor mínimo compatível ao aprovado em 2017 — naquele ano, a Lei Orçamentária Anual previu a destinação de R$ 5,22 bilhões ao MCTIC.

 Para os membros da SBPC, esta é a quantia necessária para possibilitar “um funcionamento minimamente razoável e uma pequena inversão na queda acentuada nos recursos”, escreveram.

“Será muito importante a participação do maior número possível de representantes das sociedades científicas no dia 2 de outubro. Precisamos, mais do que nunca, do envolvimento de todos para pressionar os parlamentares a reverterem os terríveis cortes previstos no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA 2020)”, afirmou o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira.

Revista Galileu