Em carta a governadores, ‘Pacto pela Vida’ critica atuação do governo federal na pandemia

Carta, assinada por CNBB, OAB, SBPC, ABC, ABI e Comissão Arns, pede vacinação o quanto antes e que Ministério da Saúde cumpra o seu papel no enfrentamento da crise

As seis entidades signatárias do ‘Pacto pela Vida e pelo Brasil’ entregaram nesta segunda-feira (15) ao Fórum Nacional de Governadores um documento com críticas à condução do governo federal no enfrentamento da pandemia de Covid-19 no país.

As organizações pedem que a população seja vacinada o quanto antes e que o Ministério da Saúde cumpra o seu papel no combate à crise sanitária.

A carta, intitulada “O povo não pode pagar com a própria vida!” e lançada na semana passada, é assinada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns (Comissão Arns).

Em um evento virtual, que marcou a entrega do documento, o governador do Piauí, Wellington Dias, que é coordenador da temática da vacina no fórum de governadores, ressaltou a importância de união de esforços neste momento. “Um por todos e todos por um”, disse.

Estavam presentes ainda os governadores do Maranhão, Flávio Dino; do Ceará, Camilo Santana; do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; e do Espírito Santo, Renato Casagrande.

 O presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, que é prefeito de Campinas (SP), também participou do evento e endossou o conteúdo da carta.

Ele defendeu a necessidade das medidas de restrição social para frear o avanço da doença e lamentou a hostilidade sofrida por prefeitos por parte da população, estimulada pelo governo federal.

“Ninguém está tomando medidas restritivas com alegria no coração”, afirmou.

Veja o texto na íntegra: G1