Em encontro promovido pela SBPC, governo do Acre sanciona Lei Estadual de CT&I

A nova lei foi sancionada na sexta-feira, 11 de maio, pelo governador Tião Viana. O evento teve a participação do presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, de autoridades de instituições científicas acreanas e de estudantes do ensino médio. Na ocasião, foi também constituída uma Comissão Local para a organização da Secretaria Regional da SBPC no Acre

Em evento realizado na última sexta-feira, 11 de maio, em Rio Branco (AC), o governador Tião Viana assinou a Lei Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Acre.  O evento, realizado no teatro Plácido de Castro, fez parte do Encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) com a comunidade científica do Acre, do qual participaram dirigentes das instituições locais, dentre eles, universidades, institutos federais, Embrapa, deputados, entre outros, além de estudantes do ensino médio de escolas estaduais do Rio Branco.

A lei estadual dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação, e é parte do projeto de implementação do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação ( Lei 13.243/2016), sancionado pela presidência da República em janeiro de 2016, cujo decreto de regulamentação foi publicado em fevereiro deste ano.

“Esse é um encontro dos que acreditam que o melhor caminho para o futuro é o da educação de qualidade. Estamos falando da pesquisa básica, avançada, na busca de soluções pela tecnologia para fazer o melhor pelo ser humano, pela vida das pessoas”, destacou o governador Tião Viana.

Durante o evento, o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, fez uma apresentação sobre a atuação da SBPC no País, que neste ano celebra 70 anos de sua fundação, e falou sobre o panorama crítico da CT&I no Brasil, com cortes drásticos no financiamento para a área.

Na ocasião, foi também constituída uma Comissão Local para a organização da Secretaria Regional da SBPC no Acre, coordenada pela professora Rosana Cavalcante dos Santos, reitora do Instituto Federal do Acre (IFAC).

“Temos secretarias regionais em quase todos os estados brasileiros. Queremos ter em todos eles, pois é importante a comunidade científica estar mais integrada com políticas públicas. Nossa Reunião Anual aqui (em Rio Branco, em 2014) foi muito bem sucedida e agora queremos que a comunidade científica local também tenha oportunidade dentro da SBPC”, disse Moreira.

Para o presidente da SBPC, “é também relevante a iniciativa de se começar a estruturar uma secretaria regional da SBPC no Acre, um estado que está tendo um crescimento muito grande em CT&I, das instituições e da pós-graduação”.

Cartilha

O evento contou ainda com o lançamento de uma cartilha sobre o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, por iniciativa do deputado Sibá Machado, que explica todos os pontos da Lei Federal.

Para o presidente da SBPC, o Acre dá um passo importante com a sanção do Marco Legal da CT&I em seu estado o que colaborará para impulsionar o seu desenvolvimento. “Foi um evento muito importante, que contou com a participação intensa no Acre”, disse Moreira.

Jorna da Ciência, com informações a agência AC