Em janeiro, calendário da SBPC homenageia Artur Avila

Avila foi o primeiro brasileiro e latino-americano a ganhar, em agosto de 2014, a Medalha Fields, considerada o "Prêmio Nobel da Matemática"

calendario-janeiroO calendário da SBPC homenageia, no mês de janeiro de 2020, o matemático Artur Avila, pesquisador da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e pesquisador – Centre National de la Recherche Scientifique. Ele foi o primeiro brasileiro e latino-americano a ganhar, em agosto de 2014, a Medalha Fields, considerada o “Prêmio Nobel da Matemática”. Concedido pela União Internacional de Matemática, Avila recebeu o prêmio aos 35 anos, em reconhecimento às notáveis contribuições de seu trabalho, sobretudo em sistemas dinâmicos e análise. Jovem prodígio, ainda no ensino médio, concluiu o mestrado no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e iniciou ali o doutorado, com 19 anos, concomitantemente à graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ocupou simultaneamente uma posição de pesquisador no Impa e no Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), em Paris.

O calendário de 18 meses destaca personalidades e instituições históricas, que colaboraram ativamente para a consolidação da ciência e da educação no Brasil e para o reconhecimento internacional entre os que produzem pesquisas relevantes e de qualidade. Também apresenta os jovens e proeminentes pesquisadores, a nova geração que leva adiante, com muita competência, esse legado de busca e compartilhamento de novas ideias e soluções para o desenvolvimento econômico e social de nossa sociedade.

Faça aqui o download do calendário.

Jornal da Ciência