Em novembro, calendário da SBPC homenageia Johanna Döbereiner

No dia 28 de novembro é comemorado o aniversário da engenheira agrônoma que se tornou pioneira em biologia do solo e que revolucionou a agricultura no País

04-11-calendario2

O aniversário da engenheira agrônoma e cientista tcheca que se naturalizou brasileira, Johanna Liesbeth Kubelka Döbereiner, no dia 28 de novembro, é o destaque do penúltimo mês do ano no calendário “Grandes Feitos da Ciência Brasileira”, produzido pela SBPC. A versão em PDF do calendário de 18 meses (2020-2021) pode ser baixada gratuitamente no site da entidade.

Döbereiner nasceu em 28 de novembro de 1924 na então Tchecoslováquia. Formada em Engenharia Agrônoma pela Universidade de Munique, migrou para o Brasil e se naturalizou brasileira. Trabalhou no Instituto de Ecologia e Experimentação Agrícola, hoje Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ela foi pioneira no estudo da biologia do solo e na pesquisa sobre a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) nas plantas pela bactéria Rhizobium, descoberta que revolucionou a agricultura no País. Recebeu inúmeros prêmios internacionais e foi indicada ao Prêmio Nobel de Química, em 1997. Em 2018, foi homenageada em um selo postal brasileiro, juntamente com Cesar Lattes, e está consagrada como uma das maiores cientistas brasileiras.

O calendário destaca personalidades e instituições históricas, que colaboraram ativamente para a consolidação da ciência e da educação no Brasil e para o reconhecimento internacional entre os que produzem pesquisas relevantes e de qualidade. Também apresenta os jovens e proeminentes pesquisadores, a nova geração que leva adiante, com muita competência, esse legado de busca e compartilhamento de novas ideias e soluções para o desenvolvimento econômico e social de nossa sociedade.

Faça aqui o download do calendário.

Jornal da Ciência