Em reunião na ABC, no Rio de Janeiro, Ciro Gomes diz que país sem ciência é ‘protetorado alheio’

Na próxima terça-feira, 18 de setembro, o candidato irá à sede da SBPC, em São Paulo, responder perguntas da comunidade científica

O candidato à Presidência da República, Ciro Gomes, estará na sede da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em São Paulo, na próxima terça-feira, 18 de setembro, para responder às perguntas da comunidade científica sobre os planos para CT&I, caso seja eleito. O evento contará com a participação de representantes de sociedades científicas associadas e reitores das universidades e de institutos de pesquisa paulistas. A sessão será realizada das 10h às 12h.

Nessa quinta-feira (13), Ciro Gomes esteve no Rio de Janeiro, em reunião na Academia Brasileira de Ciências (ABC), onde afirmou que “ciência é o outro nome da independência” e que um país sem independência é “protetorado alheio”.

Durante sessão na ABC, Ciro Gomes apresentou propostas e disse que pretende investir 2% do PIB em ciência, inovação e tecnologia.

“Ciência é o outro nome de independência. Um país que não tem independência é um protetorado alheio. E vou aqui perder alguns votos, mas vou dizer que vou estressar nossos cientistas porque o Brasil é apenas o 13º país em publicações científicas e o 76º em inovações tecnológicas. Isso tem de mudar”, disse Ciro.

O candidato conversou com cientistas na academia e, a ocasião, o presidente da ABC, Luiz Davidovich, entregou a ele o documento “Projeto de Ciência para o Brasil”, com propostas elaboradas por mais de 180 cientistas para área.

Ele assumiu o compromisso de dar ‘prioridade absoluta’ à ciência e tecnologia e disse que vai proibir o contingenciamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e revogar a Emenda 95 que criou o teto de gastos públicos.

“Revogaria, com toda a pressão da minha eleição, a Emenda 95, que é uma violência inominável. Uma lei com status de Constituição que proíbe a expansão em investimentos nas áreas de educação, saúde, segurança pública, ciências, cultura e infraestrutura por 20 anos”, disse Ciro.

Veja a íntegra da sessão no Facebook da ABC.

Observatório das Eleições

A SBPC lançou na última semana o site “Observatório das Eleições 2018”, que reúne propostas de políticas públicas da comunidade científica para educação, ciência, tecnologia e inovação e os compromissos dos candidatos ao Executivo e ao Legislativo com tais proposições, caso sejam eleitos.

O Observatório das Eleições 2018, o primeiro a se debruçar sobre as políticas para CT&I, dispõe para o público geral os resultados de discussões realizadas pela SBPC com toda a comunidade científica nacional ao longo do primeiro semestre sobre os desafios e necessidades de diversas áreas fundamentais para o desenvolvimento do País, como CT&I, educação básica, graduação e pós-graduação, direitos humanos, comunicações e saúdeDessas discussões, foram elaboradas propostas de políticas públicas, que foram reunidas no caderno “Políticas Públicas para o Brasil que Queremos”, encaminhado a todos os candidatos das eleições deste ano.

A sessão “Compromisso dos Candidatos” é dedicada a divulgar o posicionamento dos candidatos, ao Executivo e ao Legislativo, com respeito às proposições gerais sobre os temas mais diretamente ligados à comunidade científica e educacional brasileira.

Para os candidatos ao Senado e à Câmara dos Deputados, foi encaminhado o documento “Compromissos para candidatos ao Legislativo em defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)”. Ao concordar com as proposições que constam do documento, o candidato se compromete a atuar, durante seu mandato, em prol destes pontos no Congresso Nacional, caso seja eleito. A SBPC divulgará no Observatório o nome dos candidatos que concordarem com eles, sem menção a partidos.

Para os candidatos à Presidência da República, o Observatório publicará as manifestações sobre propostas da comunidade científica relacionadas aos temas Ciência, Tecnologia e Inovação; Educação Básica; Educação Superior e Pós-Graduação; Democratização da Comunicação; e Direitos Humanos, contidas no documento “Compromissos em defesa da CT&I, da Educação, do Desenvolvimento Sustentável e da Democracia no País”.

O site também terá uma sessão para divulgar os debates que a SBPC vem realizando com os presidenciáveis. Eles tiveram início em julho, durante a sua 70ª Reunião Anual, e seguem pelo período eleitoral.

Ainda sobre os presidenciáveis, o site disponibiliza ao público uma análise dos planos de governos protocolados por cada um deles no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Observando como essas propostas atendem às reivindicações da comunidade científica que a SBPC levantou ao longo do primeiro semestre, investigamos o que os presidenciáveis planejam para a área de ciência, tecnologia e inovação.

Serviço:

Debate com presidenciáveis – Ciro Gomes

Data: 18/09/2018 (terça-feira), a partir das 10h

Local: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – Rua Maria Antônia, 294, 4º andar, Consolação, São Paulo

Jornal da Ciência, com informações do G1