Faltam poucos dias para a Reunião Regional da SBPC

A SBPC realiza na próxima semana, entre os dias 20 e 23 de abril, a Reunião Regional em São Raimundo Nonato/PI, que terá como tema “O homem e o meio ambiente: da pré-história aos dias atuais”. O evento será realizado no campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e tem como objetivo ampliar as atenções para o Parque Nacional Serra da Capivara, que é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada nos municípios piauienses de Brejo do Piauí, Coronel José Dias, João Costa e São Raimundo Nonato.
Com o tema “O homem e o meio ambiente: da pré-história aos dias atuais”, o evento será realizado na próxima semana, de 20 a 23 de abril
A SBPC realiza na próxima semana, entre os dias 20 e 23 de abril, a Reunião Regional em São Raimundo Nonato/PI, que terá como tema “O homem e o meio ambiente: da pré-história aos dias atuais”. O evento será realizado no campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e tem como objetivo ampliar as atenções para o Parque Nacional Serra da Capivara, que é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada nos municípios piauienses de Brejo do Piauí, Coronel José Dias, João Costa e São Raimundo Nonato. A programação científica está disponível no site (www.sbpcnet.org.br/saoraimundononato). 
A bióloga Rute Maria Gonçalves de Andrade, coordenadora local da RR, afirma que o evento na cidade será ótimo para a elevação da autoestima da população local.  “Um evento científico deste porte mostrará para a população que a ciência faz parte da sua vida cotidiana de fato”, explica ela, ao lembrar temas incluídos nas conferências e mesas-redondas fazem parte do dia a dia dos moradores.  
Andrade, que já foi secretária-geral da SBPC, lembra que desde que trabalhava em São Paulo, no Instituto Butantan, sonhava em levar um evento do porte da RR para a região. “Me aproximei da região ao fazer uma pesquisa sobre acidentes com aranhas marrons. Ao estar em campo, me deparei com uma realidade totalmente desconhecida e queria colaborar de alguma forma com a sociedade, pois acredito que o papel de um pesquisador não é só inflar o Curriculum Lattes. Mas com a reeleição da presidente da Helena Nader, à frente da SBPC, isso será possível, já que ela também compartilhava a vontade de trazer uma reunião para o local para chamar a atenção dos problemas enfrentados, principalmente pelo Parque”, explica.
Segundo Andrade, a gestão do Parque é do Ministério do Meio Ambiente, mas, nos últimos anos, tem sofrido com a escassez de recursos. “Pela importância do local, seria ideal que houvesse investimento de outros ministérios como o do Turismo, já que atrai visitantes para o local, e mais editais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que viabilizassem mais pesquisa sobre o semiárido, uma vez que é uma região com campo amplo para novas descobertas”, explica. 
O parque nacional foi criado graças ao trabalho da arqueóloga Niéde Guidon, que hoje dirige a Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), entidade científica que administra o parque, junto com o Ministério do Meio Ambiente, desde 1991. Com um dos maiores conjuntos de arte pré-histórica das Américas, o Parque Nacional Serra da Capivara é o único parque do Brasil declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Programação
Assim como ocorre em todos os eventos da SBPC, a Reunião Regional tem objetivos principais popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos. “Tenho certeza que este evento irá atrair as atenções da população local por causa dos temas discutidos, pois eles fazem parte do dia a dia dos moradores da região”, explica Andrade.
Entre as atividades, estão as conferências “A Gestão da saúde pública nas novas epidemias: Dengue, Zika e Chikungunya” e “Os desafios do Plano Nacional de Educação”. Enquanto nas mesas-redondas serão discutidos assuntos como “Abuso de álcool e drogas”, “Violação dos direitos humanos” e “O homem e o meio ambiente”.
O evento terá também minicursos, cujas inscrições acabaram antes mesmo do prazo final.
Nesta RR, a programação também contará com o “Dia da Família na Ciência”, que acontecerá no último dia do evento. A intenção é atrair as famílias e toda a comunidade para participar do evento.
Vivian Costa/Jornal da Ciência