Encerra em uma semana o prazo de inscrição com submissão de trabalho à Reunião Regional da SBPC em Sobral

Os interessados terão até 26 de fevereiro para se inscrever. O evento será realizado de 27 a 30 de março no Centro de Convenções de Sobral, no Ceará, e terá como tema “Educação Básica de Qualidade: currículo, carreira e gestão escolar”. A Reunião também celebrará o Centenário da observação do eclipse que comprovou a Teoria da Relatividade Geral de Einstein

Atenção aos prazos. Termina dia 26 de fevereiro, daqui a uma semana, o prazo de inscrições para quem pretende submeter trabalhos à Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Sobral, no Ceará. O evento será realizado de 27 a 30 de março, no Centro de Convenções da cidade. Com o tema “Educação Básica de Qualidade: currículo, carreira e gestão escolar”, o objetivo do encontro é discutir temas centrais das políticas educacionais do País, entre as quais as experiências locais exitosas, o desafio de melhorar o Ensino Médio e o ensino das ciências, bem como iniciativas diversas e ideias inovadoras.

Para aqueles que não desejarem apresentar trabalhos, as inscrições seguem abertas até o dia 25 de março. A inscrição no evento é gratuita e dá direito ao certificado de participação geral. Para os interessados em submeter trabalhos, o prazo encerra em 26 de fevereiro. Se o limite de 350 trabalhos for atingido antes disso, o prazo será antecipado.

A programação do evento, que será divulgada em breve, contará com conferências e mesas-redondas, além da realização de uma feira de ciências para os estudantes da rede municipal, organizada pela Prefeitura de Sobral em parceria com as escolas locais.

Entre os temas que farão parte da programação estão a Base Nacional Comum Curricular, as políticas educacionais para formação de professores para o Ensino Básico, a carreira docente, a avaliação e a gestão escolar. A educação científica no ensino básico será debatida, em particular com relação ao Ensino Médio, bem como ações complementares importantes, como as feiras, clubes, planetários, museus e olimpíadas de ciências, que estimulam os estudantes para a investigação científica.

Comemorações

O evento será realizado pela SBPC em conjunto com outras entidades e os governos do Ceará e de Sobral, para promover este ano a celebração do centenário do Eclipse de Sobral 1919-2019. O fenômeno é considerado um marco na ciência mundial por ter se constituído no teste mais importante que confirmou a Teoria da Relatividade Geral, desenvolvida pelo físico Albert Einstein (1879-1955) e publicada em 1915.

A programação dedicada ao centenário começa em 27 de março, primeiro dos quatro dias da Reunião Regional da SBPC. No dia 29 de maio, data em que o fenômeno foi observado cem anos atrás, serão realizadas celebrações simultâneas em Sobral, Ilha do Príncipe, Portugal e Inglaterra. A agenda de eventos em comemoração ao Centenário do Eclipse teve início em maio de 2018 e segue até novembro próximo.

Saiba mais sobre a RR da SBPC em Sobral acessando o site: http://rr.sbpcnet.org.br/sobral/

Jornal da Ciência