Entidades científicas solicitam adiamento do Enem

SBPC, Anped e Abrasco, com apoio de outras 45 instituições, enviaram na sexta-feira, 8 de janeiro, carta ao ministro da Educação. “Uma ação dessa envergadura poderá impulsionar ainda mais a incidência da doença”, alertam

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), com apoio de outras 45 entidades científicas e acadêmicas do País, enviaram na última sexta-feira, 8, uma carta ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, solicitando o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No documento, enviado nesta sexta-feira, 8 de janeiro, as entidades pedem que o exame seja realizado em outro momento, no qual os índices de transmissão e a capacidade de resposta dos serviços de saúde estejam dentro de níveis aceitáveis.

Segundo a nota, o adiamento se faz necessário dada a crescente incidência da covid-19 no último mês, sendo quase unânime a previsão de que dará um salto nas próximas duas semanas, como resultado da grande exposição recente. As entidades ressaltam que, em cada sala de exame, os alunos passariam cerca de cinco horas, e é sabido que o risco de transmissão está correlacionado diretamente com o tempo de permanência no mesmo ambiente. “Uma ação dessa envergadura poderá impulsionar ainda mais a incidência da doença”, alertam.

Veja aqui carta na íntegra

SBPC