Entidades da área pedem aumento no orçamento para ciência previsto para 2020 pelo governo

"Marcha pela Ciência" busca pressionar parlamentares a modificar a Proposta de Lei Orçamentária Anual enviada ao Congresso pelo Ministério da Economia

Representantes de cerca de 40 instituições de ensino superior estiveram no Congresso Nacional nesta quarta-feira na Marcha pela Ciência . Eles foram pressionar deputados e senadores da Comissão Mista de Orçamento para modificar o montante destinado à ciência e tecnologia em 2020, considerado, por eles, insuficiente.

No fim de agosto, o governo enviou aos parlamentares o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do ano que vem. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por exemplo, terá 87% a menos de verba para o fomento à pesquisa em 2020. Conforme O GLOBO informou, a dotação autorizada para essa finalidade foi de R$ 127,4 milhões, em 2019.  Para o ano que vem, estão previstos R$ 16,5 milhões, segundo o próprio CNPq.

— A nossa preocupação é que o orçamento de 2020 está muito ruim para ciência, tecnologia e educação também. Evidentemente, estamos discutindo o orçamento por inteiro. A redução de recursos acontece há quatro, cinco anos e, agora, para o ano que vem, há uma redução ainda mais drástica. A queda tem sido absolutamente dramática — disse Ildeu de Castro Moreira, presidente da  Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A estratégia das entidades que compõem o movimento foi conversar com membros da comissão de orçamento, entre eles o relator e o presidente. O objetivo é “sensibilizar” os parlamentares a modicarem o texto da proposta enviada pelo Ministério da Economia.

Veja o texto na íntegra: O Globo