Especialistas discutem grandes temas da CT&I em série do canal SBPC

A primeira a participar da série é a vice-presidente da ABC, Helena B. Nader, que responde "Por que não podemos extinguir o FNDCT"

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que atua em diversas frentes em defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil, convida  especialistas a ampliar a discussão de assuntos sensíveis às áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação. A nova série de vídeos para o canal SBPC, “Grandes temas”, começa propondo uma discussão sobre  “Por que não podemos extinguir o FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).” O primeiro vídeo traz a declaração da vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Bonciani Nader.

Em seu depoimento, Nader cita que o FNDCT foi criado em 1969, com o objetivo de financiar a inovação e o avanço científico, buscando promover o desenvolvimento tecnológico e social do País. “O FNDCT foi responsável pela institucionalização da ciência nas universidades públicas brasileiras, em especial, nas federais, mas também nas estaduais. O FNDCT montou a infraestrutura de pesquisa, ciência e tecnologia no Brasil”, afirma.

Para ela, é inadmissível ‘pensar’ na extinção do Fundo. “O FNDCT, junto com os Fundos Setoriais, deveria ser ampliado, e nunca extinto sem um debate claro daquilo que queremos para o Brasil, para a economia, para a sustentabilidade, e para o avanço digno do século 21”, finaliza.

Veja aqui o vídeo.

Todos os vídeos serão disponibilizados na TV SBPC, no YouTube, e nas redes sociais da SBPC (Facebook, Twitter e Instagram: @SBPCnet).

Vivian Costa – Jornal da Ciência