Tags:

Inscrições online para a 68ª RA da SBPC se encerram no dia 21

As inscrições online para a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 3 a 9 de julho, em Porto Seguro, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), se encerram na próxima terça-feira (21/06). Este ano o evento terá como tema “Sustentabilidade, Tecnologias e Integração Social”. Quem perder o prazo, poderá se inscrever no local do evento, a partir do dia 03 de julho.
Os interessados podem se inscrever no site oficial do evento; Este ano a RA terá como tema “Sustentabilidade, Tecnologias e Integração Social”
As inscrições online para a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 3 a 9 de julho, em Porto Seguro, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), se encerram na próxima terça-feira (21/06). Este ano o evento terá como tema “Sustentabilidade, Tecnologias e Integração Social”. Quem perder o prazo, poderá se inscrever no local do evento, a partir do dia 03 de julho.
Os inscritos receberão um kit com programação impressa, bolsa, crachá e certificado de participação. Além do material, a inscrição permite matricular-se em um dos 28 minicursos previstos, mediante pagamento de taxa adicional de R$ 25 – mas as vagas para esses cursos são limitadas.
Estão programadas para o evento diversas atividades científicas e culturais. Haverá espaço para Sessão de Pôsteres e Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC); SBPC Jovem e Mirim; SBPC Cultural, Expo T&C, SBPC Indígena, SBPC Inovação e Dia da Família na Ciência.
A abertura da 68ª Reunião Anual da SBPC será realizada no domingo, dia 03, às 18 horas, no auditório Monte Pascoal 1, na UFSB. A partir daí, a programação científica – que também pode ser conferida no site oficial – segue até a sexta-feira, dia 08, com 72 conferências, 50 mesas redondas, os 28 minicursos, 06 sessões especiais, 7 assembleias e 3 encontros. Para as sessões de pôsteres, está prevista a apresentação de 2.152 trabalhos, sendo 545 destes de estudantes que participarão da Jornada Nacional de Iniciação Científica.
A 68ª. RA traz também a ExpoT&C, feira de Ciência, Tecnologia e Inovação que, nesta edição, que reunirá diversos expositores, entre eles, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); agências de fomento, como Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A ExpoT&C funcionará a partir de segunda-feira, dia 04, às 12 horas, e permanece aberta à visitação até o sábado (09/07), sempre das 10 às 19 horas.
O evento se encerra 09 de julho, com o “Dia da Família na Ciência”, que terá uma programação voltada à interação com a comunidade e atividades que evidenciam como a Ciência está presente no dia a dia das pessoas.
As inscrições podem ser feitas no site do evento, onde é possível encontrar todas as informações. A Reunião Anual da SBPC é aberta e gratuita ao público geral e qualquer pessoa pode participar, sem inscrição prévia, da maioria das atividades. 
SBPC Cultural
A SBPC Cultural contará com diversas atrações artísticas, incluindo concertos musicais, espetáculos de dança e de teatro, dentre outros. As atividades acontecem ao longo da semana, paralelamente à programação cientifica da RA, no próprio campus da UFSB. A programação, elaborada pela Comissão Executiva Local, conta com vários artistas da região, como o grupo “Capoeira Cordão de Ouro”, o “Missangueto” e “UFSBlues Breakers”.
Minicursos
As matrículas para os minicursos também estão abertas. Apenas quem já estiver inscrito na 68ª Reunião Anual poderá fazer matrícula nos minicursos, mediante o pagamento da taxa de R$ 25,00.
Mas quem quiser participar de um minicurso deve ficar atento, pois as vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de matrícula. As normas de inscrição estão disponíveis no site do evento.
A edição deste ano da RA contará com 28 minicursos sobre temas como “Propriedade industrial e busca de informação tecnológica”, “Preparando crianças com autismo para ler e escrever”, “Redação científica”,
“Determinação de estruturas moleculares”, “Prevenção do abuso de drogas na escola”, “O universo extremo: As ideias básicas da física de astropartículas e cosmologia”, “Pedagoginga: Pensando a articulação entre os saberes afro-brasileiros e ameríndios e a sala de aula”.
Cada minicurso tem carga horária de oito horas. Para obter o certificado de frequência é preciso ter no mínimo de 75% de presença. As aulas serão ministradas de terça-feira (04/7) à quinta-feira (07/7).
Sobre a Sociedade
A SBPC, criada em 1948, é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Atualmente, mais de 120 sociedades científicas de todas as áreas do conhecimento são associadas à instituição, que conta com cerca de cinco mil sócios ativos. Sua Reunião Anual é considerada o maior evento científico da América Latina.
Mais informações: www.sbpcnet.org.br/portoseguro
Vivian Costa/Jornal da Ciência