Falta uma semana para começar a Reunião Regional de Sobral

Com o tema “Educação Básica de Qualidade: currículo, carreira e gestão escolar”, o evento será realizado de 27 a 30 de março no Centro de Convenções de Sobral, no Ceará. A Reunião também celebrará o Centenário da observação do eclipse que comprovou a Teoria da Relatividade Geral de Einstein

Falta uma semana para começar a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Sobral, no Ceará. O evento será realizado de 27 a 30 de março, no Centro de Convenções da cidade com o tema “Educação Básica de Qualidade: currículo, carreira e gestão escolar”. A Reunião também celebrará o Centenário da observação do eclipse que comprovou a Teoria da Relatividade Geral de Einstein.

O primeiro dia de evento (27) será todo dedicado ao Centenário do Eclipse de Sobral, com palestras das 09h00 às 18h30. Entre os destaques da programação do seminário, está à participação do professor da Universidade do Arkansas (nos EUA), Daniel Kennefick, que além de físico é um especialista na história da Relatividade Geral de Einstein. O pesquisador acaba de lançar o livro “No shadow of doubt: The 1919 Eclipse That Confirmed Einstein’s Theory of Relativity” (“Sem sombra de dúvidas: O Eclipse de 1919 que confirmou a Teoria da Relatividade Geral de Einstein”), que conta a história da observação do fenômeno que levou à comprovação da teoria do físico alemão em 1919.

A programação do Seminário “Sob o Sol de Sobral” terá também discussões sobre a astronomia no Ceará e em Sobral, educação e divulgação da astronomia no Brasil, a história da deflexão da luz pela ação gravitacional de Newton a Einstein. O tema será abordado ainda nos demais dias do evento, com um bate-papo sobre o que foi o Eclipse de Sobral e sessões diárias de projeções científicas e de entretenimento no Planetário da cidade.

Com relação ao tema da qualidade na educação básica, a programação da Reunião Regional da SBPC terá debates sobre a experiência educacional de Sobral e experiências exitosas na educação básica. Também será discutida a Base Nacional Comum Curricular, a formação de professores, as avaliações e iniciativas como feiras e olimpíadas de ciências, entre outros.

Assim como ocorre em todos os eventos da SBPC, a Reunião Regional tem como objetivo principal popularizar e valorizar o conhecimento educacional e científico produzido na região e do País e inseri-la no cotidiano dos cidadãos.

Mais informações do evento no site: http://rr.sbpcnet.org.br/sobral/atividades/programacao-cientifica/

Jornal da Ciência