Faltam 100 dias para a 71ª Reunião Anual da SBPC

O evento, que já conta com mais de 5 mil inscritos, será realizado de 21 a 27 de julho de 2019, na UFMS, em Campo Grande, e terá como tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”

Faltam 100 dias para a realização da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que esse ano será na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, e a organização na Cidade Universitária está a todo vapor. O maior evento científico da América Latina, que já conta com mais de 5 mil inscritos, será de 21 a 27 de julho e terá como tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento”.

Segundo o secretário-geral da SBPC e coordenador geral da 71ª Reunião Anual, Paulo Hofmann, o campus já está se transformando para sediar o evento. “Estivemos no começo de abril na Universidade com o intuito de analisar os espaços e nos reunir com os coordenadores locais. Ficamos muito satisfeitos com o resultado do nosso encontro e saímos de lá com a certeza de que essa Reunião será um sucesso”, disse Hofmann.

Segundo a vice-reitora da UFMS, Camila Ítavo, o processo de organização do evento tem ajudado no crescimento da universidade como um todo. “Nós estamos num processo contínuo de amadurecimento para receber a SBPC. Desde o momento da apresentação até agora, a gente vê o quanto evoluiu, o quanto formamos um time multicampi de professores, técnicos e estudantes conosco nessa jornada. E nesse processo consolidamos parcerias e realizamos diversas ações que ficarão como legado para a Universidade. Todo o processo de organização de um evento tão grande como este contribui para o crescimento da Universidade e dos seus estudantes e servidores, entendendo a importância da realização da SBPC em Mato Grosso do Sul e do papel fundamental da Universidade na popularização da ciência”, disse.

Em 70 anos de existência, é a primeira vez que o Mato Grosso do Sul será palco desta grande festa da ciência. Sediar um evento desta magnitude proporcionará um envolvimento com todos os setores da cidade e do Estado. E o evento chega a Campo Grande em um ano muito importante para a Universidade, que celebra, em 5 de julho, 40 anos de sua federalização, de quando foi criada a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Além disso, também em 2019, o município celebra 120 anos de fundação.

A riqueza da região que sedia o evento é ressaltada no cartaz e na logomarca da Reunião, elaborado pela UFMS. “Essas artes têm tudo a ver com o tema e com a riqueza do Mato Grosso do Sul: a fauna, a flora, os solos, a diversidade cultural de uma região ligada à Bolívia e ao Paraguai, de um Estado que foi construído por pessoas de toda a Federação. Também temos representada a nossa pujança hídrica – estamos localizados no Aquífero Guarani, temos Bonito, temos o Pantanal”, enumera a vice-reitora da UFMS, que é uma das coordenadoras locais da Reunião.  “É uma construção poética”, conclui .

Inscrições abertas

A inscrição no evento é gratuita e dá direito ao certificado de participação geral. Para quem quiser frequentar minicurso ou ainda obter o material do evento, serão cobradas taxas cuja informação está disponível nas Normas de Inscrição. Os interessados podem se inscrever online até o dia 19 de julho.

Para mais informações, acesse o site da 71ª Reunião Anual: http://ra.sbpcnet.org.br/campogrande/.

Vivian Costa – Jornal da Ciência