Faltam cinco dias para começar a 69ª Reunião Anual da SBPC

O evento será realizado de 16 a 22 de julho na UFMG, em Belo Horizonte, e contará com mais de 240 atividades

A SBPC e a UFMG estão em contagem regressiva para a 69ª Reunião Anual da SBPC. O maior evento de divulgação científica da América Latina começa daqui a cinco dias, 16 de julho, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG). Com o tema “Inovação – Diversidade – Transformações”, a Reunião contará com mais de 240 atividades durante toda a semana, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, e gestores do sistema estadual e nacional de C&T. Das atividades confirmadas nas programações científica, da SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena e SBPC Cultura, serão 69 conferências, 01 ciclo de conferência, 82 mesas-redondas, 55 minicursos, 16 sessões especiais, 05 assembleias, 02 reuniões de trabalho e 06 encontros. O evento marcará as celebrações dos 90 anos da UFMG.

As reuniões anuais da SBPC têm como objetivos debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento. Para tanto, além da programação científica, o evento tem também atividades reunidas em programações paralelas, como SBPC Jovem, SBPC Cultural e ExpoT&C. A sessão de abertura será no domingo, dia 16 de julho, às 18h (no Auditório Nobre do CAD 1) e a programação vai até o dia 22 de julho, sábado.

Cerca de 26 instituições como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento e entidades governamentais apresentarão novas tecnologias, produtos e serviços na ExpoT&C, um pavilhão climatizado de 4600 m2, onde ficarão abrigados os estandes dos expositores.

Outra atividade, que acontece pelo quarto ano consecutivo, é o “Dia da Família na Ciência”, realizado sempre no último dia do evento. Desta vez, contará com uma programação voltada para a interação com a comunidade, mostrando que a ciência faz parte do dia-a-dia das pessoas. As atividades serão desenvolvidas nas tendas da ExpoT&C e da SBPC Jovem.

O evento é gratuito e aberto ao público. A inscrição somente é necessária para quem quiser frequentar minicurso, cujas vagas são limitadas, ou ainda obter o certificado de participação geral e o material do evento. As inscrições podem ser feitas presencialmente no Hall do CAD 2 da UFMG, a partir de 16 de julho.

Sessão de pôsteres

A  sessão de pôsteres da 69ª RA da SBPC deste ano contará com 871 trabalhos, que serão apresentados entre os dias 17 a 21 de julho, na UFMG. Serão 174 pôsteres por dia. Pela primeira vez, a SBPC irá premiar os trabalhos apresentados, por área.

Dessas apresentações, 387 trabalhos são relativos a pesquisas científicas, experiências e práticas de ensino-aprendizagem e relatos de caso, submetidos por estudantes do ensino básico, profissionalizante, graduação ou pós-graduação, professores de ensino superior, básico e profissionalizante, pesquisadores e outros profissionais. Também serão expostos 484 trabalhos encaminhados por 52 instituições para a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), incluindo os premiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A sessão de pôsteres abre espaço para investigações já concluídas por professores, pesquisadores e estudantes de ensino médio regular ou profissionalizante, de graduação e pós-graduação, das áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes.

Os resumos dos trabalhos apresentados nas sessões de pôsteres serão publicados em livro eletrônico, no site da SBPC, a partir de dezembro deste ano.

SBPC

A SBPC, criada em 1948, é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Atualmente, mais de 100 sociedades científicas de todas as áreas do conhecimento são associadas à SBPC, que conta com cerca de 5 mil sócios ativos.

Mais informações no site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/belohorizonte/

Jornal da Ciência