Fapeal lança em Campo Grande livro sobre Reunião Anual da SBPC em Alagoas

Intitulado “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania: O Legado da 70ª Reunião Anual da SBPC em Alagoas”, o livro marca as sete décadas da entidade, uma das mais representativas associações científicas de toda a América Latina. O lançamento será no dia 22 julho, durante a 71ª edição do evento, na UFMS

A 70ª Reunião Anual da Sociedade para o Progresso da Ciência (SBPC) foi realizada em 2018 na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), evento que marcou as celebrações dos 70 anos de fundação da SBPC. A estimativa é que o encontro tenha envolvido 45 mil pessoas de público circulante, em três campi da Ufal, de 19 a 28 de julho.

Como primeira incentivadora da reunião em Maceió, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) garantiu que esse evento inédito fosse devidamente registrado numa publicação. Além de preservar a memória de um acontecimento único para o Estado, o livro também serve como mais um dos marcos para as celebrações das sete décadas de existência da SBPC, uma das mais representativas associações científicas de toda a América Latina.

Toda Reunião Anual é uma oportunidade para a difusão dos avanços nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas na grande área de Ciência, Tecnologia e Inovação do País. Também acontece um intercâmbio do conhecimento científico em suas diversas áreas e muita popularização da ciência para todas as idades. A publicação mostra um pouco das principais facetas dessa história, que tornou este aniversário da SBPC em um evento significativo também para Alagoas.

Intitulado “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania: O Legado da 70ª Reunião Anual da SBPC em Alagoas”, o livro fartamente ilustrado traz capítulos sobre as décadas de relação entre a instituição e cientistas alagoanos, a narrativa de quando finalmente “a cidade foi ao campus”, um apanhado sobre os 70 anos combativos em defesa da ciência brasileira, uma mostra da presença da diversidade de identidades e saberes no evento, um pouco da cultura alagoana tomando os palcos, um apanhado da repercussão na imprensa e nas mídias, e muito, muito mais.

Resgate e relevância

O professor Fábio Guedes Gomes, diretor-presidente da Fapeal, explica que “a ideia foi inspirada no livro sobre a espetacular 67ª Reunião realizada na UFSCar, em 2015. Produzimos o nosso com o objetivo de deixar marcadas as comemorações dos 70 anos da SBPC, que aconteceram na Ufal, em 2018. Foi uma reunião marcante, com uma presença expressiva da sociedade e cooperação institucional de ampla magnitude”, aponta o gestor.

Assinando o texto, o jornalista Rodrigo Cavalcante comenta que “além de testemunhar o impacto e o legado da 70ª Reunião da SBPC em Alagoas, o livro foi importante também para mostrar a relação e a força que a SBPC tem em Alagoas desde os anos 1950”, diz.

“Antes mesmo de a Ufal ser criada, a SBPC já contava com sócios locais, como o médico Théo Brandão, o maior folclorista do Estado, e o médico Aristóteles Calazans Simões, o A.C. Simões, fundador e primeiro reitor da Ufal, que deu nome ao campus da universidade”, observa o autor.

O livro será lançando em sessão especial na 71º Reunião Anual da SBPC, no campus da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMS), em Capo Grande. O evento acontece na segunda-feira, dia 22 de julho, às 13h30, no Auditório 1 do Bloco 15 Multiuso. 

Serviço:

Lançamento do livro Intitulado “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania: O Legado da 70ª Reunião Anual da SBPC em Alagoas”

Data: segunda-feira, 22 de julho, 13h30

Local: 71ª Reunião Anual da SBPC, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Auditório 1 do Bloco 15 Multiuso – Campo Grande (MS)

Entrada gratuita

 

Ascom Fapeal