Frente parlamentar vai defender universidades federais

A cerimônia de lançamento ocorreu no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (24)

Foi lançada nesta quarta-feira (24) a Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais, que tem como objetivo conhecer, debater, propor e avaliar projetos de interesse das universidades e do País. O ato ocorreu no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, reunindo parlamentares, reitores e representantes de entidades educacionais.

Com uma proposta suprapartidária, a Frente reúne ações conjuntas de parlamentares em defesa do ensino superior público, gratuito e de qualidade, como patrimônio e direito de todos os brasileiros, como ferramenta de superação das desigualdades regionais e como espaço propício para o desenvolvimento do Brasil.

A iniciativa contará com uma coordenação colegiada formada pelas deputadas Margarida Salomão (PT-MG), Alice Portugal (PCdoB-BA) e pelos deputados Danilo Cabral (PSB-PE), Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) e Túlio Gadêlha (PDT-PE).

O lançamento contou com a presença de reitores e representantes de 67 universidades e instituições federais que comemoram a iniciativa. Para a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Regina Goulart Almeida, valorizar as universidades federais é defender um patrimônio inestimável do Brasil. “Não se constrói uma nação sem investimento em educação, ciência e tecnologia. Esse movimento em parceria com os parlamentares é parte da luta pelo desenvolvimento socioeconômico do País e de nossas regiões”, disse Almeida.

Já o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rui Oppermann, destacou que a constituição dessa mobilização na atual legislatura “assume uma importância ainda maior no momento em que as universidades federais estão sofrendo restrições orçamentárias que comprometem o custeio, além da fragilização de sua gestão pela eliminação de funções gratificadas”. Oppermann também ressaltou o momento atual de ataques às universidades federais: “Há uma tentativa de desqualificar as universidades públicas como produtoras de conhecimento, tecnologias e inovação. Mas a verdade é que 95% das pesquisas são produzidas nessas instituições, sendo as federais as que mais contribuem para esse quadro”.

Representando a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Adelina Martha dos Reis, secretária regional da SBPC em Minas Gerais, por sua vez, lembrou que a entidade, que está com 70 anos, tem tido um papel importante como um canal de manifestação na luta pelo desenvolvimento científico e tecnológico do País. Segundo Reis, que também é professora da UFMG, a SBPC não poderia se furtar na luta pela valorização das universidades uma vez que essas instituições são responsáveis por 95% das pesquisas produzidas no País.

Entre seus objetivos, a Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais deverá acompanhar as ações governamentais e institucionais voltadas às universidades federais; dar celeridade na liberação de recursos financeiros e orçamentário que visem à implementação de programas e políticas públicas dirigidas às instituições de ensino superior (IES), promover e participar de debates públicos, que tenham como objeto as universidades federais; apresentar proposições junto ao Poder Legislativo da União, bem como valorizar atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos nessas universidades; e promover a valorização da atuação social e econômica desempenhadas pelas universidades federais.

A cerimônia de lançamento da Frente teve início com a exibição de um vídeo (clique aqui para assistir) produzido pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais, órgão da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes), que destaca as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelas IES públicas.

Estiveram ainda presentes à cerimônia de 70 deputados, cinco senadores, além de representações da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG), Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes) e Observatório do Conhecimento.

Jornal da Ciência, com universidades