Global Science Opera homenageia centenário do eclipse que confirmou teoria de Einstein

Estudantes no Brasil, em Portugal e na Ilha do Príncipe apresentam nessa quarta-feira, 29 de maio, uma mini-ópera em homenagem aos cem anos da observação do eclipse em Sobral, no Ceará. O espetáculo internacional será transmitido ao vivo

global-science-operaNo dia em que se celebra o centenário da observação do eclipse de Sobral, 29 de maio, o projeto Global Science Opera fará a transmissão ao vivo de uma mini-ópera, criada e apresentada por estudantes no Brasil, Portugal e Ilha do Príncipe. A apresentação será a partir das 14 horas e poderá ser acompanhada pelo portal www.globalscienceopera.com e também na página do Facebook da SBPC.

A Global Science Opera é uma cooperação cultural internacional entre estudantes, professores, artistas e pesquisadores; entre ciência e artes. Ela é inspirada no método científico, na educação artística, na curiosidade, na democracia e na sustentabilidade. Os estudantes criam e apresentam cenas sobre um determinado assunto científico, e essa apresentação é filmada ou transmitida ao vivo.

O espetáculo de 29 de maio é parte das atividades do “Encontro Internacional do Centenário do Eclipse de Sobral” que acontece de hoje a quinta-feira, 30. O evento é organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em parceria com a Prefeitura de Sobral e o Governo do Estado do Ceará, em celebração aos cem anos do eclipse observado na cidade cearense, determinante para a confirmação da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, que fez com que o cientista fosse reconhecido entre os maiores gênios do século XX. Do Teatro São João, em Sobral, os estudantes da cidade integram a apresentação global em homenagem a esse experimento que revolucionou a ciência mundial.

Assistam neste link.

Jornal da Ciência