Governo Bolsonaro coloca a ciência nas trincheiras

"CNPq foi criado sob liderança de um almirante; 70 anos depois, capitão comanda a aniquilação da soberania nacional em pesquisa", afirma Marcelo Leite em artigo para a Folha de S. Paulo

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi criado em 1949 por um presidente militar, general Eurico Gaspar Dutra, após movimento liderado entre outros pelo almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva. No governo do capitão Jair Messias Bolsonaro (PSL), o conselho pode ter de suspender 84 mil bolsas de pesquisa no mês que vem.

Faltam R$ 340 milhões para o CNPq honrar seu compromisso com esses cientistas. Não foi Bolsonaro quem criou tamanha restrição fiscal, verdade, mas está em suas mãos impedir que a estreiteza das planilhas sufoque uma atividade essencial para o país.

Em 2018, o orçamento do CNPq ficou em 55% do que era quatro anos antes. Na Finep, órgão federal que financia inovação, 54% da média de 2010 a 2013. Na Capes, que concede 200 mil bolsas de pós-graduação e formação de professores, estimados 89% do dispêndio de 2014.

Os números deprimentes constam de documento de oito páginas compilado por uma comissão de financiamento à pesquisa reunida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que terminou sua 71ª Reunião Anual dia 27 em Campo Grande (MS).
Veja o texto na íntegra: Folha de S. Paulo