Guerra na Ucrânia e conflitos enraizados na sociedade são desafios da Ciência para a Paz

Criada na década de 1940, linha de pesquisa surgiu ao considerar as guerras como objetos de análise; matéria completa está disponível na nova edição do Jornal da Ciência Especial

Com os primeiros estudos nascidos na década de 1940, a Ciência para a Paz surgiu da investigação sobre os conflitos, ao entender as guerras como fenômenos tão suscetíveis de análise como tantos outros objetos de estudo. É o que explica o professor José Manuel Pureza, da Universidade de Coimbra:

“A Ciência para a Paz é um conhecimento que está muito orientado para o desenvolvimento de estratégias, de instrumentos e de mecanismos que permitam transformar pacificamente os conflitos. Não é, portanto, uma ciência para anular os conflitos, é uma ciência no sentido da ciência social para abordar os conflitos de uma forma pacífica, reconhecendo neles o fato de serem motores de mudança e progresso social, mas procurando criar alternativas pacíficas às formas de violência, principalmente de violência física.”

A reportagem completa está na nova edição do Jornal da Ciência Especial, disponível gratuitamente para download na aba Edições Impressas. Baixe o seu exemplar e boa leitura!

Rafael Revadam – Jornal da Ciência